Como escolher, calcular e servir as bebidas da festa
Artigo revisado pelo Comitê
A escolha das bebidas é tão importante quanto a seleção dos pratos na organização de um evento. Veja nossas dicas para acertar em cheio no que servir e não errar nas quantidades.
Na hora de definir o cardápio da festa, há quem se centre tanto na escolha dos pratos que acaba dando menos importância à seleção das bebidas. No entanto, é preciso ter em mente que esses itens devem casar perfeitamente para que o evento seja um sucesso.
Nada mais desagradável do que a bebida acabar no meio da festa ou, então, os drinks não combinarem com os pratos. Desagradável para os convidados e, com certeza, constrangedor para o anfitrião. A seguir, vamos dar conselhos fundamentais para que você não passe por esse sufoco no seu evento.
1) Perfil dos convidados
O primeiro ponto a considerar na hora de escolher quais bebidas servir é o público do evento. Se for uma festa infantil com muitas crianças, devem predominar os refrigerantes, sucos e água. Em festas de 15 anos, com muitos adolescentes, pode-se apostar em drinks sem álcool, que são um sucesso entre esse público. Para convidados acima dos 70 anos, os drinks sem álcool também são uma ótima opção. No caso de formaturas, casamentos e celebrações com público variado, é preciso ter tanto bebidas alcoólicas como sem álcool, ajustando as quantidades ao perfil dos convidados. Vamos dar dicas de como calcular a quantidade de bebida ainda neste artigo.
2) Perfil do evento
Festas sofisticadas pedem bebidas mais elegantes, como champagne, frisante, espumante, whisky, vinhos e drinks elaborados. Celebrações informais combinam melhor com cerveja, coquetéis, drinks populares, como caipirinha e alguns tipos de vinhos.
Também é preciso levar em conta a época do ano e o horário da festa. Nas estações mais quentes, o ideal é servir bebidas refrescantes, como cerveja, vinho branco, espumante e drinks gelados. No inverno, podem ser servidas opções mais fortes, como whisky, conhaque e vodka. Em eventos diurnos, as pessoas costumam consumir menos bebidas alcoólicas, então, a dica é providenciar mais opções de drinks sem álcool, sucos e água com gás saborizada.
3) Harmonização das bebidas com os pratos
Há algumas regras básicas sobre harmonização dos pratos com as bebidas que são infalíveis, como por exemplo, servir peixes com vinho branco e massas e carnes vermelhas com vinho tinto. É muito importante considerar o menu na hora de escolher as bebidas, já que a bebida inadequada pode acabar com o sabor do prato.
Se você não quer arriscar, sirva bebidas coringa, como vinho branco e tinto, cerveja, refrigerantes, água com e sem gás e sucos. Para a recepção, antes dos pratos serem servidos, tenha também whisky e, para a sobremesa, um licor e frisante. Para finalizar, ofereça um cafezinho.
Tenha sempre disponível uma jarra com água nas mesas, as demais bebidas devem ser servidas pelos garçons, que estarão atentos aos copos dos convidados.
Como calcular a quantidade de bebidas para a festa?
Pensando em uma recepção de 4 horas, é possível trabalhar com o seguinte cálculo por convidado:
- 200 ml de água
- 200 ml de drink ou coquetel com ou sem álcool
- 600 ml de suco
- 600 ml de refrigerante
- 700 ml de cerveja
- 1 garrafa de vinho, espumante, champagne ou frisante para 5 pessoas
- 1 garrafa de whisky ou vodka para 10 pessoas
Se possível, compre a bebida em locais que vendem em consignação, assim, você poderá devolver o que sobrar de bebida fechada. É sempre melhor sobrar do que faltar.
Se preferir deixar a organização do seu evento nas mão de profissionais, clique aqui e encontre empresas especializadas em buffet.
Fotos: Catering.com.br
Muito bom artigo, poderia indicar empresas em SP que vendem bebidas consignadas?