Festas vintage: como montar um evento especial
Artigo revisado pelo Comitê
Quem não se encantou, ao menos uma vez, com o romantismo e o glamour dos anos 20? Uma celebração vintage quer reviver momentos como este, sempre com criatividade.
Não há como negar, as fotos antigas evocam sensações e lembranças. Despertam a nostalgia, momentos vividos com alegria ou simplesmente idealizados. Enfim, são capazes de trasladar o observador para uma outra realidade. Relembrar os “bons tempos" é quase mágico, e ser capaz de traspassar uma atmosfera como essa ao mundo das festas e eventos é potente e já dita tendência.
Quem não se encantou, ao menos uma vez, com o romantismo e o glamour dos anos 20? Ainda mais se vários elementos do entorno servem de estímulo para essa viagem no tempo. Retomar o estilo dessa época e refleti-lo em detalhes da decoração e buffet já é o fio condutor de muitas festas de casamento. Vale também a inspiração nas décadas posteriores, nos “anos dourados" e, inclusive, no lado irreverente e descomprometido dos anos 60.
Por que não viver uma época que não é a nossa?
Se esse é o desejo do cliente, deve ser atendido. Para seguir as tendências atuais do mercado de festas, as empresas de organização de eventos e serviços relacionados devem estar preparadas para transitar pelo universo vintage; e isso supõe, primeiramente, conhecer o conceito.
O termo, que originalmente era usado para indicar o “ano de produção de um vinho", foi sendo incorporado à moda para designar uma recuperação de estilos compreendidos entre as décadas de 1920 e 1960. Hoje, permeia também a música, as produções artísticas, o mobiliário e o setor de festas e buffet.
Uma celebração que segue o estilo vintage está marcada pela criatividade, pela atenção aos pequenos detalhes, pelo ar antigo e delicado. Se pensamos em decoração, materiais como cerâmica, madeira, latas, espelhos antigos, rendas e flores naturais são peças-chave. Os tons e a iluminação são muito importantes na hora de recriar essa atmosfera. As velas têm protagonismo, já que a eletricidade naquela época era um luxo do qual poucos podiam desfrutar.
Essa também é a explicação para a maioria das festas vintage serem diurnas, ao ar-livre e utilizando a natureza como um elemento a mais da decoração.
O clássico e suas releituras
Quando pensamos no buffet de uma festa vintage, o caminho mais seguro é reviver os clássicos. As receitas de família, a comida comfort, na qual a qualidade dos ingredientes é o mais importante. O interessante desse tipo de serviço é conseguir combinar a delícia e a praticidade de sanduíches, porções mini, salgadinhos e tortas, com ingredientes inovadores e combinações inusitadas.
Isso sim, trazer os sabores tradicionais utilizando os produtos mais destacáveis da região, reforçando a preocupação com a procedência e proximidade. Os pratos devem respeitar a época do ano, mas principalmente devem ser pensados para o ambiente da festa, para que os convidados estejam confortáveis com o serviço e possam aproveitar ao máximo a festa. Pequenas porções acabam funcionando melhor que empratados, complementadas por petiscos, salgadinhos e uma farta mesa de doces, bolos e geleias.
Essas são apenas algumas indicações de um estilo que tem possibilidades ilimitadas. Adapta-se ao mundo vintage e prepare-se para oferecer a seus clientes um serviço ainda melhor!
Fotos (ordem de aparição): L'esclusivitá Catering e Brunelli Catering