O que servir em um casamento à tarde?
Artigo revisado pelo Comitê
Um casamento diurno se difere bastante de uma celebração feita à noite. Reunimos algumas idéias de conceito, decoração e cardápio para que a sua festa seja inesquecível e adequada à ocasião.
Diferente dos casamentos noturnos, que contam com uma decoração mais glamourosa e marcante, uma celebração que ocorre durante o dia requer mais leveza, com elementos delicados e práticos. Por si só o evento já proporciona um clima mais intimista e charmoso, o que reflete numa decoração mais romântica por assim dizer. Confira aqui algumas dicas de menu e decoração.
Casamento ao ar livre
Como o cenário de uma celebração externa é essencialmente rústico, com muitas árvores, gramado aparente, enfim, todos os elementos da natureza que se pode tirar proveito, a contraposição aqui se faz utilizando alguns elementos com acabamentos mais finos, porém leves e elegantes.
Uma boa sugestão para este contraste é o uso de lustres ou luminárias refinadas, que dão um ar mais sofisticado porém sem perder o ar romântico que a ocasião pede. Estes elementos dão um charme a mais à festa, principalmente quando realizada no final da tarde.
Natureza
Quando se fala de casamento diurno o tema natureza logo vem à cabeça. Isto vai desde o cenário que é formado pelo próprio entorno do local, até a decoração propriamente dita. Na maioria das vezes é realizado em uma chácara, sítio ou local de eventos que conta com um paisagismo exuberante. Aqui se abusa do uso de flores sobre as mesas, dos arranjos diversos espalhados pelo local, e até dos vasos com folhagens exóticas, sempre trazendo o verde como elemento forte e essencial.
Clima descontraído
Pode-se optar por um evento diurno mais formal, mas também abre a possibilidade de um clíma mais descontraído e ao mesmo tempo elegante. Os objetos antigos ou elementos com pintura envelhecida dão um toque especial.
As mesas e cadeiras podem ser substituídas por bangalôs ou tendas decorativas com almofadas ou por lounges com poltronas de época e confortáveis, já que o cardápio aqui também pode ser mais flexível, dispensando o uso de lugares demarcados.
Praticidade no cardápio
A escolha do menu para uma celebração que acontece neste horário da tarde pode ser mais versátil, já que os convidados preferem uma maior mobilidade para aproveitar todo o clima natural da festa. Uma excelente pedida para qualquer tipo de evento, não sendo diferente em um casamento diurno, são os canapés.
Sem perder a sofisticação, temos uma grande variedade de opções de canapés, que vão desde as mais tradicionais até ingredientes inusitados e extremamente saborosos. Como dicas de recheios diferenciados temos os canapés de abóbora com nozes e queijo gorgonzola, lombo de porco com queijo brie e pimentão, figo com queijo de cabra e cebola caramelizada, sendo excelentes combinações que possuem um visual muito elegante.
Mobilidade no buffet
Além dos conhecidos e tradicionais canapés, atualmente quem está roubando o foco nas mais diversas celebrações são as porções chamadas finger foods. Dispensando o uso de pratos e talheres, precisando para isto de mesas e lugares fixos, aqui se apresenta um formato mais livre de buffet, com comidas que se possam comer em pequenas tigelinhas ou com as mãos.
Podendo ser simples ou sofisticadas, são servidas em potinhos com pequenas porções ou atualmente em formato gourmet, com colheres de louça próprias para isto. Para os pratos principais, você pode optar por um buffet de quiches diversas. As preparações possuem uma infinidade de alternativas como o salmão com espinafre, tomate com brócolis, cogumelos com queijo, ou frango com rúcula. Temos também a opção da tradicional quiche Lorraine com bacon e queijo.
Frescor
Em eventos diurnos, principalmente ao ar livre, algumas ocasiões contam com o fator do calor e sol forte incidente e para isto é preciso proporcionar uma forte hidratação para os convidados. O buffet de opções quentes pode ser complementado com uma variedade de saladas simples e deliciosas como o alface com molho de nozes ou a escarola com molho de mostarda. Podem ainda contar com uma preparação mais elaborada como a combinação de rúcula, agrião, peras e queijo de cabra ou a deliciosa salada de manga com kani, sendo ótimas opções para o calor.
Para beber, uma excelente opção é servir uma variedade de sucos naturais bem gelados ou águas saborizadas também naturais. Como parte da decoração, estes podem ser colocados em jarras de vidro, onde os pedaços de frutas ficam aparentes. A transparência dos recipientes e a possibilidade de dispor de frutas em diversas cores dão um toque alegre e de frescor à mesa.
Sobremesas
O que não pode faltar neste formato de evento é a praticidade. Além dos pratos salgados, as alternativas de doces fáceis de preparar e servir são enormes. O visual conta muito no complemento da decoração da festa, então caprichar na finalização é uma excelente dica.
Uma mesa de doces atrativa com opções tradicionais como as trufas, brigadeiros, doces de nozes e ninho de ovos com certeza fará bastante sucesso. Para opções em copinhos, temos o famoso brigadeiro de colher, doce de limão, cocada de colher e o mousse de maracujá. Se for servir opções mais elaboradas, a panacota e o tiramissu são ótimas pedidas.
Agora que você sabe mais sobre o assunto, veja aqui quais são as empresas especializadas para fazer do seu casamento diurno uma festa memorável.
Fotos: Catering.com.br