Surpreenda seus convidados com uma deliciosa raclete
Artigo revisado pelo Comitê
O queijo fundido é a estrela desse prato, que ainda é servido com batatas, pães e outros acompanhamentos. Deu água na boca? Veja como servir a raclete.
Gosta de se aventurar pela gastronomia internacional? Então você precisa conhecer um prato suíço que é perfeito para aquecer as noites frias de inverno. Estamos falando da raclete, uma excelente opção para quem quer variar do fondue.
Além de ser deliciosa, a raclete é ideal para quem não quer passar muito tempo na cozinha, já que a preparação é rápida e pode ser feita com antecedência. A finalização do prato é feita na mesa, pelos próprios convidados.
Como preparar uma raclete?
O ingrediente estrela é o queijo tipo raclette, que se serve derretido e que dá origem ao nome do prato. Também é possível usar outros queijos, como o gouda, o gruyere, o emmental, o camembert, ou outro tipo, desde que tenha uma boa quantidade de gordura para que o queijo se funda ao ser aquecido.
Os demais ingredientes são os acompanhamentos. Tradicionalmente, o queijo fundido é servido com batatas cozidas, pães, cogumelos, embutidos, pepinos em conserva e cebolinhas ao vinagre. Todos esses ingredientes podem ser cortados e reservados previamente, antes que os convidados cheguem.
E é na mesa que acontece a parte mais especial e que dá todo o charme ao jantar suíço. Isso porque, assim como no fondue, a raclete é preparada em um aparelho próprio, chamada racleteira. Trata-se de um grill elétrico de dois andares. O superior, tem uma chapa para manter os acompanhamentos aquecidos, como batatas, pães, carnes e vegetais. No andar inferior, ficam as pazinhas, onde as porções de queijo são derretidas separadamente com o calor da resistência do aparelho.
A ideia é que cada convidado monte o seu prato, de acordo com a sua preferência. Na pazinha, são colocados o queijo, os frios, os tomates, os cogumelos e ervas para temperar. Em seguida, coloca-se a pazinha na racleteira, até que o queijo se derreta. Esses ingredientes gratinados são servidos sobre fatias de pão baguete ou de batatas cozidas.
Esse é o modo de preparo usando o grill elétrico. Já no aparelho tradicional, em vez de se colocar as fatias de queijo, coloca-se a peça cortada pela metade. O calor do aparelho vai derretendo o queijo e a parte fundida é raspada e servida aos convidados. Esse modo mais tradicional de preparo também dá nome à raclete, já que, racler, em francês, significa raspar.
Dicas para servir a raclete
Como é um prato que é preparado na mesa pelos próprios convidados, é importante que os ingredientes estejam ao alcance de todos. Se necessário, reparta os acompanhamentos em vários pratos.
É indicado calcular cerca de 200g de queijo por convidado para uma raclete, considerando que ainda haverão complementos, como carnes, pães, batatas assadas, embutidos e conservas.
A racleteira elétrica do tipo grill serve de 4 a 8 pessoas. Se o número de convidados for maior, é preciso providenciar mais de um aparelho, já que cada convidado prepara o seu prato com uma pazinha individual.
Os vinhos brancos secos são os que melhor se harmonizam com a raclete, já que o queijo conta com uma certa quantidade de gordura. Caso prefira os vinhos tintos, escolha os mais frutados e leves.
Mas se você não tem uma racleteira ou prefere não se preocupar com a preparação do jantar, clique aqui e conte com uma empresa especializada em buffet.
Fotos: Catering.com.br