Tudo o que você precisa saber sobre o open bar
Artigo revisado pelo Comitê
O serviço de open bar é cada vez mais solicitado para dar um toque especial ao evento. Mas você sabe exatamente o que é o serviço e como funciona? Confira nossas dicas.
Uma ótima opção para dar dinamismo à sua festa é contratar um serviço de open bar. Com ele, além das bebidas que habitualmente são servidas em eventos sociais e corporativos, é possível incluir um cardápio totalmente personalizado, com os drinks de sua preferência.
O que muita gente não sabe é como funciona exatamente o serviço de open bar. Neste artigo esclarecemos as principais dúvidas sobre os custos e itens indispensáveis, para que você consiga tomar uma decisão mais consciente. Confira!
Como é cobrado o open bar?
Normalmente as empresas especializadas neste serviço cobram pelo total de convidados da festa. Como nem todo mundo bebe, você precisa garantir opções não alcoólicas, que servirão tanto para os menores de 18 anos como para os abstêmios.
Dê preferência a frutas da estação e tome o cuidado de ter opções de drinks com pouco açúcar, já que os paladares são muito diversos.
Se o próprio buffet contratado oferece coquetéis sem álcool para os convidados, você deverá negociar com a empresa de open bar, dando uma estimativa de convidados que desfrutarão do serviço de bar, para que o custo se ajuste à realidade do evento.
Como se calcula o total de bebidas?
É impossível saber exatamente o que cada convidado consumirá no open bar, por isso o recomendando é ter opções tradicionais (whisky, vodka, rum e gin), além de drinks escolhidos por você.
O mais normal é fazer uma estimativa, contando 500ml de bebida para cada convidado. Atenção: neste cálculo entra também xaropes, frutas, sucos para preparar os drinks, etc.
Feito isso, você terá duas opções: servir o que foi contratado e, quando acabar, desmontar o bar, ou contratar um extra, que será liberado com autorização prévia do organizador do evento, caso seja necessário.
O que deve oferecer um serviço de open bar?
Se o local do evento não tiver estrutura para a montagem de um open bar, você deve se assegurar que a empresa contratada leve todo os materiais necessários para o serviço, além de bebidas de qualidade e gelo.
O número de bartenders é decisivo para que o open bar funcione bem e não tenha filas intermináveis. Conte, pelo menos, um bartender para cada 50 convidados.
Peça também para ver tudo o que será usado para a decoração e ornamentação dos drinks. Assim, você garante um serviço em sintonia com o ambiente da sua festa.
Fotos (ordem de aparição): por Mint Open Bar, byte (Flickr) e Sítio Eu e Você
Tudo de bom maravilhoso Muito obrigado
Obrigada pelas dicas! Vou usá-las!
QUERO ABRIR UM OPEN BAR PRECISO DE DICAS PARA NAO FALIR .
Adorei as dicas, foram muito úteis para o meu trabalho.
Gostei muito das dicas sobre open bar,eu estou interessado em montar um serviço assim para ganhar um extra nos finais de semanas, quais seriam meus custo para montar.?