Dia das Mães: surpreenda com uma celebração perfeita
Artigo revisado pelo Comitê
Precisando de dicas para comemorar uma ocasião tão especial? Confira a seguir algumas que, apesar de não demandar muito trabalho, vão supreender sua mãe nessa data.
Conseguir surpreender sua mãe neste dia tão especial não significa gastar excessivo dinheiro, ao contrário. Sabemos que pode parecer um pouco clichê, mas o que conta realmente é o gesto e a intenção que você tem ao querer transformar este domingo em um momento para se recordar.
Nesse sentido, tudo o que é feito por nós mesmos parece ter mais valor, verdade? Você pode colocar a mão na massa e preparar os quitutes ou cuidar da organização, que igualmente é importante, definir o que será feito e recorrer a profissionais para conseguir o resultado que você deseja.
O bom da culinária é a possibilidade de conseguir resultados incríveis sem gastar muito e sem ter que se complicar em demasia. Veja a seguir algumas dicas para deixar essa celebração familiar ainda mais especial.
Brunch perfeito para o Dia das Mães
Especialmente se sua mãe é daquelas que gostam de aproveitar o fim de semana para descansar e ficar mais tempo na cama, um brunch pode ser uma ótima opção. Obviamente você não precisa preparar todas as opções de pratos que você encontraria num restaurante, é possível ficar com 3 (2 salgadas e 1 doce) e conseguir um resultado incrível.
Nossa sugestão: começar com um cestinho de pão de queijo, acompanhado de manteiga de ervas. Depois, servir deliciosos ovos benedict e terminar com panquecas americanas com calda de frutas vermelhas.
Você pode preparar sua versão de ovos benedict com pão de forma cortado em círculo (torrado), servido com fatias de lombo canadense, ovo poché e molho de mostarda e mel para finalizar. O brunch deve ser acompanhado de café ou chá e suco de laranja natural.
Pratos deliciosos para o almoço ou jantar
A escolha por um almoço ou jantar em família pode ser mais trabalhosa, porém tem tudo para dar certo. Na hora de montar o cardápio, pense naquilo que sua mãe mais gosta: carne, peixe, massa… É o primeiro passo para definir o prato principal e, em função dele, montar os acompanhamentos.
Se a resposta for peixe, indicamos um gratinado de bacalhau. Pode ser montado com antecedência e acompanhando de arroz branco e salada de folhas verdes. Há várias opções de gratinado de bacalhau, uma delas que usa um creme de mandioca, feito com mandioca cozida, leite de coco e creme de leite. Ele vai na base, seguido das postas de bacalhau, cebolas e azeitonas e coberto de requeijão e parmesão para gratinar.
Caso a opção seja carne, sugerimos um clássico: medalhão de filé mignon e bacon, servido com molho madeira e risoto de cogumelos. Neste caso, não há como adiantar a preparação, deixando o mais trabalhoso para a véspera; o mais indicado é preparar tudo no mesmo dia. E, para evitar atrasos ou sobrecarga, o melhor é reforçar o efetivo na cozinha.
A praticidade da massa não significa menos sabor, ainda mais se você optar por uma que é refinada até no nome: macarrão à parisiense. Os ingredientes são simples e baratos, mas o sabor é delicado e agradará a todos. Esta massa é feita com molho branco, ervilhas, cogumelos, aspargos e presunto em tiras. E, para finalizar, parmesão ralado.
Surpresa com gosto de carinho
Mas se nenhuma das opções anteriores serve para você ou se você ainda deseja um detalhe exclusivo para deixar sua mãe de queixo caído, que tal preparar uma caixinha de biscoitos caseiros? Você pode escolher uma receita simples, de amanteigados. Para aromatizar, pode optar pelas raspas de casca de laranja, ficam realmente deliciosos.
Aí é só comprar uma caixinha bonita, forrar com papel de seda, colocar os biscoitinhos caseiros e caprichar na dedicatória.
Gostou? Tem outras ideais para celebrar o Dia das Mães? Compartilhe com a gente nos comentários.
Fotos (ordem de aparição): por Catering.com.br, L.Richarz e jlastras (Flickr), Tastemade Brasil e yannick974 (Flickr)