Como fazer um bom churrasco
Artigo revisado pelo Comitê
O churrasco é uma excelente alternativa para uma confraternização com os amigos, pois é possível servir opções de carnes e acompanhamentos para todos os gostos.

Não dá pra negar que churrasco é uma das grandes paixões nacionais. Mesmo sendo para muitos quase uma tradição de fim de semana, preparar as carnes e os acompanhamentos tem seus segredos.
Ter a quantidade certa de comida para cada pessoa, servir várias opções de carnes e guarnições para todos os gostos, acender a churrasqueira, acertar o ponto das carnes. Parece um desafio? Você vai ver que com as nossas dicas fica fácil fazer um churrasco nota 10 para aquela confraternização com os amigos. Confira!
1) Como calcular a quantidade de carne para o churrasco?
Antes de sair às compras, é preciso saber a quantidade de convidados, isso para que não falte e nem sobre muita comida. Para o cálculo, conte que cada adulto consumirá em média 600 g de carne, já as crianças, 200 g aproximadamente.
2) Cortes de carnes para o churrasco
Aqui o que manda é a preferência de cada um, mas alguns cortes de carne são mais indicados para a churrasqueira, como picanha, contrafilé, fraldinha, maminha, alcatra e costela. Opte também por asinha, coxa e coração de frango, linguiça e carnes de porco e sempre prefira as carnes frescas às congeladas.
3) Acompanhamentos para o churrasco
Num churrasco completo não podem faltar as guarnições: farofa, maionese de batatas, saladas, vinagrete, arroz e pão de alho. De preferência, prepare os pratos no dia do evento, nada melhor do que saborear uma comida fresquinha! Sobre a quantidade a servir, pode-se calcular 150 g por pessoa.
4) Opções para churrasco vegetariano
Além das guarnições que não levam carne, você também pode servir aos vegetarianos espetinhos de verduras. Combine berinjela, cebola, abobrinha, cogumelos, pimentões, tofu e seitan e sirva com molhos, como vinagrete ou molho barbecue.
5) Temperos para as carnes
O tempero mais tradicional é o sal grosso, que pode ser usado tanto em peças inteiras como em filés. O sal deve ser passado na carne apenas minutos antes de assá-la, retirando o seu excesso com as mãos. Carnes de porco, de frango e peças com gordura, podem ficar marinando em tempero de um dia para outro, com alho, cebola, ervas e vinho.
Quem gosta de sabores diferenciados, pode preparar molhos adocicados para a carne de porco e molho mostarda para a fraldinha, por exemplo. Nesses casos, deixe a carne marinando por umas 4 horas para pegar bem o sabor.
6) Como acender a churrasqueira e manter a brasa
Existem vários métodos para acender a churrasqueira, um deles é tirar o miolo de um pão e colocar no orifício álcool em gel. Depois, acendê-lo com fósforo e colocá-lo na churrasqueira, entre o carvão. Quando o carvão começar a levantar a labareda inicial, é recomendado esperar uns 50 minutos para a brasa estar no ponto para o churrasco. Para manter a brasa, a dica é ir colocando aos poucos mais carvão. Tenha previsto que para um churrasco para 10 pessoas, são necessários, em média, 5 kg de carvão.
7) Pontos das carnes
É muito importante não deixar as labaredas tocarem a carne para que não fiquem chamuscadas, a grelha deve estar a 40 cm de altura, aproximadamente. Sobre o ponto da carne vermelha, cada pessoa tem suas preferências, então o ideal é prepará-la com pontos diferentes: mal passada, no ponto e bem-passada. Servindo os primeiros pedaços de carne, já é possível conhecer um pouco o gosto dos convidados para preparar o restante sem erro.
Agora, se você prefere desfrutar de um churrasco nota 10 com seus convidados sem precisar se preocupar com nenhum desses detalhes, clique aqui e contate uma empresa especializada em buffet de churrasco.
Fotos: Catering.com.br
Muito boas essas dicas, bem explicado e o melhor de tudo foram direto ao ponto em fazer rodeios, excelente