Que erros cometemos ao comer sushi
Artigo revisado pelo Comitê
Você adora comida japonesa? Confira a seguir quais erros você pode estar cometendo na hora de saborear um delicioso sushi.
A culinária japonesa é popular no mundo todo e não poderia ser diferente no Brasil. O tempero e os ingredientes presentes nos pratos que vieram do outro lado do mundo, conquistaram o paladar dos brasileiros. Há quem viva procurando um motivo especial para comemorar, a desculpa perfeita para jantar fora e comer um delicioso jantar à moda japonesa.
Mas se você é daquelas pessoas que não precisam de motivos especiais para saborear a deliciosa culinária japonesa, porém não sabe a forma correta de degustar um dos pratos mais tradicionais, que é o sushi, não tem problema. Comentamos os principais erros e as dicas para comer corretamente essa delícia típica do Japão.
1) Abusar do molho de soja
Um dos erros básicos que a maioria das pessoas comete é utilizar muito molho de soja. Os ocidentais, principalmente, adoram mergulhar a peça de sushi praticamente inteira no molho. Isso é considerado errado na tradição japonesa e, provavelmente, um japonês vai pensar que você achou que a comida está sem gosto.
Então, ao invés de ensopar o sushi, você deve colocar somente uma pequena quantidade do molho de soja para não acabar com o sabor delicado da comida.
2) Dissolver o wasabi no molho de soja
Apesar de muitas pessoas gostarem de sushi, a maioria está acostumada a misturar o wasabi no molho de soja. Rico em sódio, o molho de soja é bastante forte. O wasabi, por sua vez, tem um sabor bem apimentado. Quando juntamos esses dois ingredientes, o sabor da comida praticamente desaparece, pois o sushi é um prato de sabores bastante delicados.
O correto é utilizar o wasabi na preparação do sushi, colocando-o antes de enrolar a peça, entre o peixe e o arroz. Além de dar um toque especial de sabor, o wasabi vai ajudar na digestão.
3) Mergulhar a parte errada do sushi no molho de soja
Nem todas as pessoas sabem que há uma forma correta de mergulhar o sushi no molho de soja. A parte que deve entrar em contato com o molho é o peixe e nunca o arroz.
Por ser temperado com vinagre e açúcar, o ideal é não deixar que o arroz encoste no molho de soja. Além disso, a peça de sushi deve ser levada à boca com a parte do peixe para baixo. O que deve ressaltar no paladar, entrando em contato direto com a língua, é o peixe e não o arroz.
4) Comer o gengibre junto com o sushi
Ao contrário do que se pensa, o gengibre não é uma espécie de tempero para o sushi, na intenção de dar um sabor a mais no prato. Já comentamos que o sushi tem sabores delicados e a intenção não é apagar o gosto do prato. O gengibre não é um tipo de entrada, muito menos serve de decoração, como vemos em muitos lugares que o colocam em cima do sushi para “enfeitar” o prato.
A real função do gengibre é limpar o paladar. Deve ser consumido no intervalo entre os diferentes tipos de sushi que você está comendo, para degustar cada tipo de ingrediente, sem misturar os sabores.
5) Partir ao meio as peças de sushi
O sushi deve ser comido em um bocado só. As peças nunca devem ser partidas, nem mordidas aos poucos. Os restaurantes mais especializados já preparam o sushi em tamanhos ideais, adaptados ao tamanho da boca, para que os seus clientes possam comer sem dificuldades.
Mas o que fazer se a peça de sushi for muito grande para ser comida de uma só vez? Então o jeito é morder metade da peça e continuar segurando o restante no hashi, sem depositar no prato o que sobrou. Em seguida, coma a outra metade.
6) Começar pela ordem errada
Pode parecer bobagem, mas no final das contas é algo que faz toda a diferença no quesito paladar. Todos sabemos que se provamos uma comida de sabor forte e logo em seguida tentamos comer outro prato com sabor mais delicado, quase não sentimos o que estamos comendo por último. O sabor forte tende a permanecer no paladar por muito mais tempo, e não é diferente no caso do sushi.
Se você tem na mesa diversas opções dessa delícia da culinária japonesa, comece pelas peças com gosto mais suave e depois passe para os sushis com sabores mais fortes. Da mesma forma com os sushis de peixe, comece pelos mais suaves e depois parta para os peixes mais gordurosos.
7) Espetar o hashi no sushi
Por último, mas igualmente importante, nunca espete o hashi, ou palito, no sushi. Você deve pegar a peça usando o hashi como se fosse uma pinça. O ato de espetar o palito na comida lembra os rituais fúnebres japoneses e ao fazer isso, certamente você vai ofender os legítimos japoneses. É preferível utilizar as mãos ao invés de tentar espetar o sushi com o palito.
É fã da culinária japonesa e quer preparar um evento com os pratos típicos do Japão? Clique aqui e contate empresas de buffet especializadas nessa gastronomia.
Fotos: Catering.com.br