Faça sua festa com os clássicos da cozinha mineira

Muitos brasileiros (principalmente os mineiros) dizem que a comida de Minas Gerais é uma das mais saborosas do Brasil. Neste artigo damos dicas do que não pode faltar num buffet assim.

25 MAI 2016 · Leitura: min.
Faça sua festa com os clássicos da cozinha mineira

Os pratos da comida mineira são um dos mais reconhecidos e apreciados nas diferentes regiões do país. Uma união perfeita de sabor e tradição, que é de encher os olhos e o prato, independente de qualquer bairrismo dos filhos da terra.

A cozinha mineira possui uma variedade incontável de pratos e, para ajudar aqueles que estão apostando por um buffet com essa temática, fomos buscar as receitas mais apreciadas na região. Veja nossas sugestões para supreender seus convidados numa celebração social ou corporativa, pensada especialmente para o turno do almoço, já que alguns pratos podem ser pesados e de digestão difícil.

Frango com quiabo

Trata-se de um prato de influência indígena e um dos clássicos da culinária local. Orieginalmente, se prepara refogando seus ingredientes refogados em banha de porco. Deve ser feito a fogo lento, de preferência em panela de pedra ou de ferro. É uma verdadeira tentação para os amantes de frango.

wagner-fontoura.jpg

Frango ao molho pardo

Outra forma bastante clássica de preparar o frango por aquelas bandas. Mas você sabe por que o nome do molho é pardo? Por causa da cor escura. O molho tem como ingrediente principal o sangue da ave, que deve ser fresco.

A iguaria é muito popular em Minas e costuma ser servida com arroz branco, angu e quiabo como acompanhamentos.

alexandre-macedo.jpg

Tutu de feijão

Ah, o bendito feijão nosso de cada dia. Mas, em Minas, existem outras maneiras deliciosas de prepará-lo. Vai aí um tutu? Trata-se de feijão (geralmente do tipo carioquinha) cozido, refogado e amassado, que, em seguida, é engrossado com farinha de mandioca e servido em forma de purê.

Para decorar? Ovos cozidos e torresmo. E, como acompanhamento, um arroz branco fresquinho, couve e carne de porco.

Arroz com pequi

Conceitualmente, é uma receita simples; basta preparar o arroz misturando o pequi, um fruto originário do cerrado brasileiro, durante a cocção. O sabor muda completamente, sendo uma ótima opção para dias de temperatura mais baixa.

Mas se você nunca provou o pequi, cuidado com a primeira vez. O fruto tem espinhos na parte central e deve ser "roído", não comido a bocados. No entanto, esteja seguro de que todo o cuidado vale a pena, pois o prato é uma delícia.

shutterstock-262686191.jpg

Vaca atolada

O nome do prato pode até ser engraçado, mas o sabor é delicioso. A vaca atolada é um ensopado de carne de costela com mandioca, feito especialmente para a época do inverno. Sempre é servido com cheiro-verde (cebolinha e salsinha picadinha) e com uma boa pimenta malagueta. É tão popular que já faz parte da culinária de várias partes do Brasil.

marcelo-de-souza.jpg

Leitão à pururuca

Apesar de ser um prato trazido pelos portugueses ao Brasil, o leitão à pururuca ganhou fama e o toque mineiro. Acompanhado de farofa, arroz branco, couve e feijão-tropeiro, o prato é uma ótima sugestão para almoços em família e pequenas reuniões.

Bambá de couve

Dizem os mineiros que é ótimo para dias frios. É feito com caldo de carne e engrossado com fubá, linguiça, ovos e, claro, couve.

Feijão tropeiro mineiro

Como o próprio nome do prato indica, faz referência à época dos tropeiros, homens que trabalhavam transportando mercadorias em lombo de burros ou mulas pelo interior do país. É um prato completo e consistente, que leva em seu preparo feijão cozido, linguiça, bacon, cebola, alho, ovo, couve e farinha de mandioca.

moe-alves.jpg

Pão de queijo

Esse é um verdadeiro clássico, está na mesa de praticamente todos os brasileiros e que também faz parte do cardápio de muitos restaurantes espalhados pelo mundo. Vai bem a qualquer hora e é ainda mais irresistível quando sai quentinho do forno.

Pode ser usado como entrada, servido na mesa de café após o almoço ou mesmo acompanhado de goiabada ou doce de leite, numa versão com cara de sobremesa.

necopunch.jpg

Doce de abóbora

Sabe aquele doce delicioso que você geralmente encontra na mercearia ao dobrar a esquina de casa? Sim, é ele. O doce de abóbora é uma ótima sugestão de sobremesa para sua festa. Pode ser em pedaços ou ralado, numa mistura irresistível de abóbora e coco.

Baba de moça

Originária da época do Império Português, essa sobremesa de nome engraçado é muito popular em Minas Gerais. É feita com gema de ovo, leite de coco e calda de açúcar. Também é usada como recheio e/ou cobertura de bolos, uma verdadeira delícia!

Ambrosia

A ambrosia também é uma ótima opção de sobremesa para seu evento. Tem como ingredientes leite, ovos, açúcar, canela e um toque de casca de limão. O preparo parte de uma calda de açucar e, nela, se acrescenta a mistura com o restante dos ingredientes. É preciso deixar cozinhar sem mexer e levar à geladeira antes de servir.

Se tiver procurando o acompanhamento ideal, não se esqueça do queijo minas, de preferência o meia cura.

É tanta opção saborosa que fica até difícil decidir, não é? Se você quiser ajuda profissional para realizar seu evento com pratos típicos da culinária mineira, entre em contato com as empresas especializadas.

Fotos (ordem de aparição): por André Schirm, Wagner Fontoura, Alexandre Macedo (Flickr), Catering.com.br, Marcelo de Souza, Moe Alves, necopunch (Flickr)

buffet e catering
Linkedin
Escrito por

Catering.com.br

Deixe seu comentário

últimos artigos sobre tipos de buffet