Melhores resultados com food design e fotografia
Artigo revisado pelo Comitê
Atualmente existem cursos voltados para esta nova forma de olhar a comida e seu contexto. Seduza seu público com criações funcionais e criativas e aprenda a fotografa-las você mesmo.
O mesmo acontece no mundo dos alimentos. Trata-se de uma nova forma de olhar a comida e o contexto que ela se encontra, evidentemente que sempre considerando a vontade e necessidade dos seus clientes. Consumimos diariamente design, quando comemos sushis feitos no tamanho exato para caberem na boca ou massas em formatos de envelope, que, além de bonitas, têm a função de manter o recheio dentro.
Aqui o único ponto que você não pode deixar de lado é a estrutura. Ouse sempre, mas mantenha a estrutura do seu prato. Utilize fôrmas e a sua imaginação. Lembre-se de criar pratos únicos e inovadores, que vão atrair o olhar dos seus clientes. Seduza seu público com criações funcionais e porque não bonitas.
Em 1915, a Coca-Cola inovou ao inventar uma garrafa de refrigerante com curvas que se adaptava à mão de quem a pegava. Até então, todas as garrafas eram iguais. Inspire-se e crie você também a “garrafinha” do seu buffet. Abuse da criatividade. Depois é só fotografar e inserir no cardápio.
É verdade que muitas vezes comemos com os olhos. Por isso, queremos lhe dar algumas dicas simples para que a comida que você serve deixe o seu buffet ainda mais apetitoso, e que isso seja refletido na fotografia que você mostra aos clientes e também no modo de apresentação dos pratos.
Com alguns truques básicos você conseguirá que seus pratos brilhem sozinhos, sem a necessidade de artifícios ou filtros nas fotos. E não se preocupe que não é preciso ser um fotógrafo profissional ou um grande conhecedor da área.
1. O cenário
O primeiro que devemos preparar é o local de trabalho. Da mesma forma que colocamos todos os utensílios na mesa do banquete para que fiquem perfeitamente dispostos, para uma fotografia devemos colocar ainda mais detalhes. Algumas recomendações: utilizar objetos simples que não se sobressaltem por cima da comida, não carregar o cenário e combinar as cores para criar uma harmonia. Esses são alguns truques que farão que seus pratos chamem mais atenção:
- Evite cores gritantes, afinal o que importa é a comida.
- Escolha utensílios que estejam de acordo com a comida e utilize pratos e copos distintos (caso tenha) para diferentes fotografias. Obviamente, tome cuidado para que todos os objetos estejam limpos e em bom estado.
- O fundo é a base da foto. É recomendado que ele seja firme e liso (sem rugas ou auto relevo). Decore como queira, mas não exagere. O ideal é colocar um fundo em forma de “L”, para que a luz entre por um lado e você tenha uma segunda parede para jogar com a perspectiva.
- Colocar um fundo branco ou de madeira, assim como de outros materiais naturais, ajuda a criar um espaço simples e em equilíbrio. Você pode usar também um tecido com estampa ou liso. Algumas telas, toalhas, tecidos, papéis grandes ou fundos rígidos especialmente desenhados para este fim podem ser utilizados. A imaginação é o limite.
- Você também pode optar por tirar fotos sem fundo. Nestes casos é importante que olhe o que há ao redor. Cuidar dos detalhes é o que vai diferenciar uma simples foto de uma boa fotografia.
2. A importância da luz
A etimologia da palavra fotografia significa “escrever com luz”, não sendo à toa que este é um dos pilares fundamentais para tirar uma boa foto. Não basta enquadrar e clicar apenas, pois cada fotografia requer uma preparação, se o que pretendemos é ter uma foto de dar água na boca. Não é preciso ter um grande equipamento de iluminação, em alguns casos nem sequer é necessário o uso do flash, que pode causar muitas dores de cabeça.
Para tirar uma foto você deve encontrar o lugar e o momento mais adequado para faze-la. Se não tem luz para iluminar ou uma equipe profissional em iluminação, você pode tentar alguns truques. Lembre-se: nem sempre é necessário um profissional para conseguir bons resultados.
- Escolha uma hora do dia que tenha bastante luz pela janela. É melhor utilizar a luz natural e abrir mão do flash, pois este pode provocar alterações na cor e textura dos alimentos. Sempre é melhor fazer fotos no interior que no exterior, ainda mais se não temos muita prática: nos ajudará a controlar melhor a luz que entra na fotografia.
- Ponha todo o cenário que desejar ao lado da janela. O espaço deve estar de forma paralela ao batente da janela para você fazer a foto da lateral. Com isso conseguirá que a luz entre por um lado, reflita no fundo do cenário e deixe o local com uma luz suave e natural.
- O mais importante é evitar sombras, levando sempre em conta a hora de fazer o clique.
3. Somos mais importantes que a câmera
Hoje em dia não é preciso ter uma excelente máquina fotográfica para conseguir bons resultados. Chegamos a um ponto que, com um simples smartphone, podemos fazer fotos de boa qualidade, com uma resolução que atenda as nossas necessidades. Evidentemente, quanto mais funcionalidades e mais profissional for a câmera, melhores serão os resultados. Entretanto, pouco nos ajuda ter uma câmera com tecnologia de ponta e mil opções se não sabemos como utiliza-la.
Por isso, o mais importante é que reserve um tempo para conhecer sua máquina, seja qual for, e aprenda as funcionalidades que ela lhe oferece. Brinque com ela, faça experimentos, provas, teste todos os botões e veja o resultado que consegue. Com certeza você terá uma surpresa.
E o último conselho: tire fotos de diferentes ângulos - do lado esquerdo, centro, de cima, com close (muito perto do elemento) e também na horizontal e vertical. Quanto mais perspectivas tenha, melhor será na hora de selecionar as fotos.
Se seguir estes conselhos, garantimos que em pouco tempo verá de que maneira suas fotos refletem o trabalho bem feito na sua cozinha.