Recepção descontraída: agrade seus convidados com um rodizio de pizza

Saborear uma deliciosa pizza na comodidade de casa é uma boa pedida, que fica ainda melhor na companhia de familiares e amigos. Que tal oferecer um rodízio de pizza para seus convidados?

18 OUT 2018 · Leitura: min.
Recepção descontraída: agrade seus convidados com um rodizio de pizza

Quem não gosta de comer uma boa pizza? Muitas pessoas escolhem um dia especial para sair e comer uma deliciosa pizza preparada por especialistas. Já outras, preferem saboreá-la no conforto do seu lar, dando um toque especial a uma noite de lazer em casa. É uma ótima pedida também para receber os amigos com um jantar descontraído.

Com uma grande variedade de sabores para agradar a todos os paladares, a pizza é uma paixão nacional. Prático e muito saboroso, o prato pode ser servido em um lanche da tarde ou também substituir um almoço ou jantar mais formal. Mas como preparar um rodízio de pizza ideal para receber amigos e familiares em casa? Veja a seguir algumas dicas para tornar mais fácil a organização.

1) Pizza ou mini pizza?

Além dos diferentes tipos de recheios, as pizzas também podem ser adaptas a diversos tamanhos conforme a a recepção e a quantidade de pessoas. Você pode optar por fazer pizzas grandes ou então em um tamanho mais reduzido, que são as pizzas brotinho. A diferença está na variedade de recheios que se pode oferecer. Isso não impede que você faça uma pizza grande com mais de um tipo de recheio.

Além desses dois tamanhos de pizza, você ainda pode escolher as mini pizzas. Este é um formato individual e com tamanho bem reduzido, como se fosse uma fatia. Assim, cada convidado pode montar a sua com o recheio que quiser.

Lembre-se de comprar ingredientes diferenciados caso vá receber convidados com alguma restrição alimentar.

2) Cálculo das quantidades

O segredo para o sucesso de uma boa noite de gastronomia em casa, seja em qualquer situação, é calcular de forma adequada a quantidade que será consumida por pessoa. Isso vale também para as pizzas.

O calculo depende muito do quanto cada pessoa come. Considerando que alguns comem mais que outros, o cálculo deve ser feito considerando uma média.

Como saber a quantidade para não exagerar ou evitar que algum convidado ficar sem um pedaço? O cálculo se torna mais difícil quando o grupo de convidados é maior, mas não é impossível prever uma quantidade aproximada.

Calcula-se que cada pessoa come 3 pedaços de pizza, estando com fome. Se você for optar pelas mini pizzas, considere que cada uma vale por um pedaço. No caso da pizza tamanho família, basta fazer um cálculo tendo como base que cada pizza rende 8 pedaços.

3) Preparação da massa e do molho

Você deve se decidir com antecedência se vai preparar a massa da pizza e o molho em casa ou se vai comprá-los prontos.

Se optar por fazer tudo em casa, busque uma receita que você tenha certeza que pode fazer, para não ter surpresas na hora do evento. Não deixe para testar as suas habilidades culinárias em cima da hora.

pizza.jpg

O molho já é algo mais fácil de fazer. Para um molho simples, você vai precisar apenas de tomate, cebola e um pouco de água. Você ainda pode comprar molhos especiais e de diferentes tipos para os convidados escolherem. O segredo é descomplicar.

4) Ingredientes do recheio

As pizzas podem ser preparadas com recheios de diversos sabores, salgados e doces, que servirão de sobremesa. Não se esqueça das pessoas que estão de dieta e os vegetarianos. Além disso, procure sempre utilizar ingredientes frescos.

Talvez a parte mais complicada seja organizar os recheios que agradem a todos os convidados. Você pode optar por pizzas com sabores mais tradicionais para não errar, como marguerita, quatro queijos, calabresa, muçarela, napolitana e portuguesa. Ou então, selecionar diversos recheios especiais e deixar para que cada um escolha o que quer no seu pedaço. Procure não oferecer muita diversidade, pois, às vezes, uma maior quantidade de opções pode dificultar a escolha.

5) Preparação antecipada

Deixe tudo preparado antecipadamente, inclusive, os ingredientes que servirão de recheio. Tudo deve estar picado ou cortado. Se preferir que cada convidado escolha o sabor da sua fatia, coloque os ingredientes à vista, para que cada um possa escolher o que vai querer.

Se cada convidado vai montar a sua própria mini pizza, coloque cada ingrediente de forma separada, em pequenas tigelas que deverão estar distribuídas na bancada de montagem, ou na própria mesa de jantar. Assim, os convidados terão mais facilidade para pegar cada item.

Caso decida preparar a massa em casa, deixe alguns discos já preassados. Isso agilizará o tempo de forno quando a pizza estiver montada, pois ficará apenas o recheio por assar. Tenha pelo menos duas assadeiras, enquanto uma estiver no forno, a outra deve estar sendo usada no preparo da próxima leva de pizza.

6) Enquanto os convidados esperam

É extremamente desagradável quando uma pessoa vai jantar na casa de outra e precisa esperar um longo tempo sem comer nada até que o prato fique pronto. Enquanto os seus convidados esperam a chegada de todas as pessoas e até que as pizzas fiquem finalmente prontas, você poderá servir alguns aperitivos.

aperitivo.jpg

Devem ser opções leves para não comprometer o ponto auge da sua noite: a pizza. Podem ser azeitonas, queijos, amendoins ou, então, opções de legumes cortados em pequenas tiras para quem preferir.

Também podem ser servidas bebidas, como licores especiais ou pequenas doses de batidas. Para quem não ingere bebidas alcoólicas, você ofereça sucos, águas saborizadas ou refrigerantes.

7) Montando a pizza

Se você tem uma cozinha aberta, integrada com a sala, pode utilizar a bancada de transição entre um ambiente e outro para apoio dos ingredientes e montagem. Senão, a mesa de jantar pode servir para essa finalidade.

Organize tudo da melhor forma e de maneira que nada seja derrubado ao acessar os ingredientes. Deixe de um lado o espaço para a massa e o molho, depois vá seguindo com os demais ingredientes, imaginando como deve ser a etapa de montagem.

8) Para servir

Monte a mesa com uma bonita toalha. Como a pizza é um prato para um evento informal, muitas pessoas dispensam o uso de pratos para comer. Coloque os copos e guardanapos para todos, mas também não se esqueça de sempre colocar pratos e talheres para quem preferir utilizá-los.

pizza1.jpg

Na hora de servir, não se esqueça de deixar à mão os temperos, para aqueles que não dispensam a mostarda ou o catchup para acompanhar uma bela pizza.

Para harmonizar com a pizza, a bebida ideal é um bom vinho tinto. Também pode ser acompanhada de um vinho branco ou verde, se estiver calor. Além disso, você pode servir a tão pedida cerveja e, neste caso, as artesanais harmonizam muito bem.

Fotos: Catering.com.br

buffet e catering
Linkedin
Escrito por

Catering.com.br

Deixe seu comentário

últimos artigos sobre ideias originais