Das festas temáticas às festas conceito
Artigo revisado pelo Comitê
As festas temáticas sempre foram bastante procuradas no dia a dia dos buffets e podem ser matéria para eventos sociais e corporativos. Há especialistas que afirmam ser impossível realizar uma festa de sucesso sem um conceito, seja ele temático ou algo que será o fio condutor para a decoração e para dar personalidade à festa.
Não é nenhuma novidade que as festas temáticas sempre foram bastante procuradas no dia-a-dia dos buffets. Isso por tratar-se de um tipo de serviço versátil, que permite oferecer opções personalizadas para diferentes faixas etárias. Além de temas recorrentes como festa anos 60, discoteca anos 70, hollywood (personagem de filmes) ou festa anos 80, muitas empresas conseguem fechar contratos investindo na vertente das festas típicas, tais como a festa junina.
E, ao contrário do que muitos pensam, não são matéria apenas para eventos sociais ou celebrações familiares. As festas temáticas também podem ser vendidas para eventos corporativos, nos quais um tom menos formal é permitido e, inclusive, bem-vindo. São ocasiões como festas de confraternização e coffee-breaks de encerramento de um congresso, por exemplo.
Entretanto, montar festa temática de sucesso requer estrutura e serviços complementares: decoração, recursos de sem e iluminação, mobiliário, etc. Se a empresa de buffet não dispõe de tais serviços em seu organograma interno, vale contatar especialistas terceirizados e manter uma boa rede de parceiros. Afinal, quando um cliente busca um buffet, se encontra vinculado a esse o serviço de organização de eventos, tem a facilidade de encontrar em um só lugar tudo o que necessita para a realização da festa. Isso se traduz em menos preocupação para o cliente.
Festas conceito: aposte na decoração
Em realidade, há especialistas que afirmam ser impossível realizar uma festa de sucesso sem um conceito, seja ele temático ou algo que será o fio condutor para a decoração e para dar personalidade à festa:
- Festas românticas: com cores claras, geralmente branco, nude ou pêssego (tons pastéis). A cor acompanha as toalhas, as vasilhas e outros detalhes do serviço. As flores devem ser delicadas e abundantes.
- Festas vintage: o grande destaque vai para os acessórios, que são retrôs e alimentam um ar antigo. Além das mesas dos convidados, nos casos de jantares, pontos estratégicos para evidenciar o conceito são a mesa do café e a mesa de doces.
- Festas clean: a simetria e a falta de excessos é o que define tal conceito, em que o branco é protagonista. A falta de rebuscamento não deve ser interpretada como decoração pobre. Os acessórios devem criar um ambiente com linhas bem definidas.
- Festas em cor única: como as cores significam, o conceito de cor única na decoração da festa ajuda a criar um ambiente personalizado. Das flores aos arranjos da mesa, do salão à mesa de doces.
- Festas naturais: o grande destaque são os materiais orgânicos, em que aparecem as madeiras, as plantas, as frutas e as flores (não se fica restrita às rosas).