Ceia de Natal: veja como agradar a todos os gostos

Cansada da tradicional Ceia com peru? Está no dilema de ter que agradar gostos diferentes e, inclusive, restrições alimentares? Este artigo traz opções para montar um jantar diferente.

20 DEZ 2016 · Leitura: min.
Ceia de Natal: veja como agradar a todos os gostos

A Ceia de Natal tradicional você já conhece bem e sabe o que não pode faltar à mesa: peru assado, lombo recheado, bolinho de bacalhau, rabanada e também o salpicão, geralmente preparado com frango. E seguramente é possível incluir ainda diversas opções nessa lista. Mas será que essa tradição realmente agrada a todos os gostos?

Certamente a resposta é não. Você já parou para pensar que há muita gente que não come produtos de origem animal ou que é alérgica à lactose ou ao glúten? No entanto, nem por isso elas deixam de celebrar a data e estar ao lado da família e amigos. Mas aí surge a dúvida: o que fazer, então?

A verdade é que não faltam opções de receitas que, mesmo sem carne, leite ou farinha, são capazes de atender também a essas pessoas. Pensando nisso, separamos algumas opções, alternativas saborosas para agradar, sim, aos mais diversos os paladares.

Aprenda a fazer bacalhoada vegana

O que come um vegano na Ceia Natal? Se engana quem pensa que as opções são chatas e sem sabor. Um exemplo é a bacalhoada vegana, um prato que é preparado à base de cogumelo shitake desidratado, acompanhado de batatas cozidas com casca, cenoura e temperos.vegan-news.jpg

Como preparar?

Para preparar a bacalhoada vegana comece hidratando o shitake em água quente. Assim que o cogumelo estiver pronto, você pode usar mesma água para cozinhar as batatas e a cenoura, o que garante um gostinho especial ao prato.

O passo seguinte é dispor a batata e a cenoura numa assadeira e realçar os sabores com cebola, cebolinha verde, salsinha, tomate e alga marinha. Depois, frite o shitake, o alho, incorporando-os na assadeira. O próximo passo é colocar o molho shoyu, azeite e sal a gosto, mexendo com bastante cuidado para as batatas não desmancharem. Se quiser, ainda pode acrescentar azeitonas.

Finalmente, cobrir a assadeira com papel alumínio e levar ao forno pré-aquecido a 180ºC por mais ou menos 30 minutos.

Aprenda a fazer suflê de queijo e espinafre (vegetariano)

Diferentemente dos veganos, os vegetarianos consomem produtos de origem animal, como ovos e queijo, por exemplo. Isso abre espaço para preparar pratos com o suflê de queijo e espinafre para a Ceia de Natal.

recetario-la-villita.jpg

Então, se você desejar elaborar um prato assim, vai necessitar de 1 maço fresco de espinafre, 2 colheres de manteiga, 1 xícara de leite, 4 ovos (com gemas e claras separadas), 2 colheres de farinha de trigo, 1 colher (de chá) de fermento em pó, temperinhos e queijo parmesão ralado a gosto.

Como preparar?

Refogue o espinafre (já picado) no azeite, tempere com sal e pimenta. Uma vez refogado, deixe o espinafre descansar por alguns minutos num coador. Assim, ficará livre do excesso de líquido.

Em outra panela, coloque a manteiga e a farinha de trigo. Espere dourar e acrescente o leite (quente) e deixe engrossar. Quando a mistura estiver morna, junte todos os ingredientes (gemas, queijo parmesão, fermento em pó e as claras em neve) e mexa com cuidado.

O passo final é untar um recipiente com manteiga, polvilhar com queijo ralado, colocar o creme preparado e levar ao forno pré-aquecido a 180ºC por cerca de 30 minutos.

  • Dica: o prato fica mais saboroso se servido imediatamente.

Aprenda a fazer strogonoff sem lactose

O strogonoff é prato totalmente comfort, verdade? Agrada adultos e crianças. Então, que tal prepará-lo para a Ceia de Natal na versão sem lactose? Pois saiba que é totalmente possível, usando creme de leite de soja, de arroz ou ainda opções zero lactose (nem sempre fácil de encontrar nos supermercados). Também pode usar leite de coco.

Escolhido o tipo de creme de leite que você usará na sua receita, basta decidir se será de peito de frango ou de filé mignon. As quantidades vão depender do número de convidados. Para quatro pessoas, 400 gramas de carne, 5 tomates, 1/2 cebola picada, 2 dentes de alho picados, 200 gramas de cogumelo, pimenta e sal a gosto. Há ainda quem goste de acrescentar mostarda e ketchup.

manuel-apir.jpg

Como preparar?

Com tudo em mãos, o preparo começa refogando cebola e alho picados até dourar. Acrescente a carne e tempere com pimenta e sal. Rale os 5 tomates (sem sementes) e junte ao refogado. Deixe o molho engrossar e, nos minutos finais, acrescente os cogumelos picados e o creme de leite.

Para o acompanhamento, você pode preparar o tradicional arroz branco e escolher entre batata palha ou batata sauté.

Aprenda a fazer quiche de brócolis sem glúten

As opções de comidas sem glúten para Ceia de Natal também são variadas. A escolhida para este artigo é uma saborosa quiche de brócolis.

test4thebest.jpg

A receita é simples e, para prepará-la, você vai necessitar:

  • Massa: 3 colheres de maisena, 1 caixa de creme de arroz (200g), 1 tablete e meio de margarina culinária, 1 tablete de caldo de legume dissolvido em água quente e uma gema.
  • Cobertura: 1 lata de creme de leite (sem soro), 1 ovo batido, 1/2 xícara de queijo ralado, 2 xícaras de brócolis cozido (somente o buquet), 50g de bacon picado e um tablete de caldo de legumes.

Como preparar?

Junte os ingredientes da massa e bata no liquidificador até conseguir uma mistura homogênea. Depois deixe a massa descansar por cerca de 15 minutos na geladeira, até ficar firme. Distribua em uma forma para fazero fundo e as laterais. Em seguida, leve ai forno pré-aquecido a 180ºC por cerca de 10 minutos.

Agora é hora de começar a cobertura. Primeiro dissolva o caldo de legumes em água e em seguida junte o creme de leite, o ovo e o queijo, misturando bem. Distribua os brócolis sobre a massa e espalhe a cobertura. Finalmente, leve ao forno até que a quiche fique dourada. Para finalizar, frite bacon picado, tire o excesso de gordura e coloque sobre a quiche, para decoração.

Acompanhamentos para a Ceia

Como geralmente os acompanhamentos são à base de legumes, a lista do que pode ser utilizado é grande. Exemplos são batatas assadas ou sauté, refogados ou legumes grelhados, saladas de folhas verdes, saladas com frutas, etc. O mesmo ocorre com os petiscos, que podem ser mandioca frita, enrolados de berinjela ou tomate seco, espetinhos de palmito, pepino, entre outros.

Então, com um pouquinho de criatividade e uso de receitas alternativas, a sua Ceia de Natal certamente vai agradar a todos os gostos!

Fotos (ordem de aparição): por Catering.com.br, Vegan News, Recetario La Villita, Manuek Apir e test4thebest (Pinterest)

buffet e catering
Linkedin
Escrito por

Catering.com.br

Deixe seu comentário

últimos artigos sobre ideias originais