Dia Mundial da Alimentação: chique é saber aproveitar tudo
Artigo revisado pelo Comitê
Que sentido há em pagar por um alimento e não aproveitar tudo o que ele oferece? Às vezes, isso acontece por falta de informação. A seguir, dicas para fazer um aproveitamento integral.
Você sabia que o Dia Mundial da Alimentação se celebra no dia 16 de outubro? A data foi criada com o objetivo de promover uma reflexão sobre hábitos, segurança alimentar e fome, em esfera global. Hoje, 35 anos após sua primeira edição, é celebrada em mais de 150 países.
Inspirados pela campanha promovida pela Organização das Nações Unidas pela Alimentação e Agricultura, que este ano trabalha com o tema "O clima está mudando. A alimentação e a agricultura deveriam também", preparamos um artigo para ajudar você a aproveitar ao máximo o que os alimentos oferecem. Veja as dicas e não deixe de compartilhar com a gente nos comentários caso tenha outras ideias.
Talos, folhas, cascas e sementes
Se antes "reaproveitar" poderia ser interpretado como sinal de pobreza ou de falta de recursos, hoje a tendência é outra. O aproveitamento integral dos alimentos já ganhou cozinhas importantes ao redor do mundo e, inclusive, é matéria de estudo em cursos de gastronomia e universidades de nutrição.
Já não se trata apenas de contribuir com um contexto social ao evitar desperdícios. Aproveitar tudo o que o alimento oferece também é uma ótima estratégia para cuidar da saúde individual, já que os talos, cascas, sementes e folhas são ricos em vitaminas e nutrientes.
Brócolis e aspargos
Os talos dos brócolis e a base dos aspargos são deliciosos quando refogados e misturados ao arroz, por exemplo. Também podem ser usados para elaborar caldo de verduras caseiro, juntamente com cenoura, salsão e alho-poró.
Beterraba e cenoura
Neste caso, os talos chegam a concentrar mais nutrientes e vitaminas do que oferece a própria polpa. Uma excelente forma de aproveitá-los é para preparar uma sopa de legumes. Primeiro, triture-os com 500ml de água no liquidificador. Depois, transfira para uma panela, deixe ferver e acrescente os ingredientes habituais da sua sopa preferida.
Banana
Outro caso em que a casca concentra mais vitaminas que a própria polpa da fruta, isso sem contar a quantidade de fibras, luteína (antioxidante) e magnésio. Pode ser usada para preparar bolos, doces, pães e até brigadeiro.
Abacaxi
As cascas do abacaxi nunca deveriam ser dispensadas, já que podem render desde sucos e chá a doces e pratos salgados, como farofa com casca de abacaxi e talos de verdura.
Maça
A casca dessa fruta tem o dobro de vitaminas que a polpa. O melhor é comer a fruta com a casca, mas ela também pode ser aproveitada para fazer geleias, chás, doces e bolos.
Sementes
Outra parte que sempre vai parar na lixeira são as sementes de abóbora ou do melão. Você sabia que está jogando fora uma enorme fonte de ferro, proteínas e cálcio? Que tal experimentar um aperitivo diferente?
Lave bem as sementes, deixe secar por 24 horas. Depois é só levar ao forno para tostar, com um pouquinho de sal.
_________________________
Especialistas em nutrição e alimentação esclarecem que ao ter mais informação sobre reaproveitamento dos alimentos e ao fazer um melhor planejamento do dia a dia, com posturas simples como definir o cardápio antes de ir ao mercado, é possível reduzir significativamente o desperdício alimentar que acontece no Brasil e no mundo. Está preparado para contribuir com a sua parte?
Fotos: por Catering.com.br