Reciclar tendências: o segredo para seguir atual
Artigo revisado pelo Comitê
Uma empresa especializada em eventos deve estar preparada para bem assessorar os seus clientes, com informações atualizadas sobre tendências. Por isso, apresentamos aqui alguns ins e outs.
Obviamente, nesse tema nunca há unanimidade, principalmente porque a última palavra sempre é a do cliente. Mas uma empresa especializada em buffet e eventos deve estar preparada para bem assessorar os seus clientes, com informações atualizadas. Por isso, apresentamos aqui alguns ins e outs para que você repense a estratégia da sua empresa.
1) Sofisticação do serviço de bebidas
Há inúmeras opções para sair do tradicional serviço água-refrigerante-suco-cerveja-vinho. E, obviamente, eventos como casamento e formatura pedem um serviço mais delicado e refinado que um coffee-break, por exemplo. Mas a sofisticação à qual nos referimos está nos detalhes.
Definitivamente, não causa o mesmo impacto um copo de limonada fresca para um coffee-break servido à maneira tradicional se comparamos com um servido com gelo feito com o suco da fruta e a casca do limão. Outro conceito delicado, perfeito para um casamento, por exemplo, seria drinks de cor clara servidos com gelo feito com flores comestíveis. A surpresa visual é potente e contribui para uma atmosfera romântica e elegante.
A substituição da mesa de café por um barista, com criações feitas ao vivo para animar os convidados, vem se consolidando no mercado nacional. Mas o chá também pode ser uma opção interessante. Como? Montando uma mesa com distintos tipos de ervas de chá, para que os convidados façam a mistura que mais lhes convenha ao paladar.
2) Depois dos cupcakes, os donuts
Coberturas coloridas, tamanhos variados e aspécto convidativo. Uma torre de donuts pode fazer a alegria dos convidados e dar um toque especial à festa. Combinam perfeitamente com celebrações rústicas, festas informais, eventos infantis e reuniões corporativas.
Os donuts têm a capacidade de tentar os convidados, atraindo por sua textura fofinha e sua cobertura cremosa. Claro, é muito importante a qualidade do produto final, resultado de uma receita aprimorada. Vale opções tradicionais como açúcar, chocolate e amêndoas, além de sabores mais exóticos, como manga, coco e frutas do bosque.
3) Drinks e aperitivos, tudo em versão mini
Esta é uma nova forma de receber os convidados da festa, mais moderna que a taça de espumante. Vem reafirmando a tendência das porções mini, mas nesse caso não se trata somente de finger food. O serviço que combina aperitivo e bebida, que pode ser um coquetel, uma cerveja artesanal ou inclusive uma dose de vodka aromatizada.
O ideal é servi-los de forma conjunta. Um taco mexicano com maguerita frozen, um pequeno sanduíche de linguiça artesanal com caipirinha, acarajé com minicanequinha de cerveja, crackers com caviar acompanhado por vodka gelada, entre outras delícias. Vale clássicos da culinária regional como da gastronomia internacional.
4) Vegetarianos e gluten-free
Já não se trata de uns poucos adeptos. Hoje em dia, cada vez mais pessoas adotam uma alimentação livre de proteínas animais, sem falar na crescente intolerância à lactose e ao gluten. O ponto positivo é que a gastronomia continua evoluindo e já há inúmeras opções para atender a esses paladares sem deixar de contentar à ampla maioria dos presentes.
Aliás, opções como rolinhos tailandeses, sushi veganos, falafel, grelhado de verduras, arroz cremoso de cogumelos ou tomate, por exemplo, deixam de ser uma segunda opção para ganhar destaque em qualquer buffet.
1) Mesa de guloseimas
Veio a onda de festas Anos 80, Anos 90 e, paralelamente, a mesa de guloseimas saltou de um entorno infantil para ganhar espaço em diferentes tipos de celebrações, inclusive em casamentos. A moda experimenta seus últimos suspiros e deve ser deixada de lado.
Uma possibilidade seria substituí-la por uma ilha de trufas ou uma opção mais interativa, com waffles feitos na hora e distintas caldas para acompanhar.
2) Chega ao fim o império das cores pastéis
Durante muito tempo os tons pastéis dominaram os eventos mais elegantes e sofisticados. A tendência agora aponta para opções vibrantes, evidentemente plasmadas com bom gosto e criatividade.
3) Decoração com potinhos e garrafas
Tudo que é demais cansa, e isso foi o que aconteceu com esse tipo de decoração, que proporciona um ar romântico e sustentável à festa. Escolha de uma boa parte das noivas, o conceito coloca potinhos com fitas e flores naturais para decorar as mesas, garrafas reutilizadas com flores para os aparadores de buffet, potinhos com velas para uma iluminação cálida, potinhos para servir finger food e para as lembrancinhas. Virou excessivo e como tendência começa a ficar ultrapassado.
Depois de tudo isso, você acha que alguma tendência ficou de fora da lista de ins e outs? Mande seu comentário e explique sua experiência.
Gostaria de receber as novas tendências em festas infantis... Porém ideias criativas, fáceis e principalmente com baixo custo na hora de montar a decoração de bexigas e mesa de doces... Grata
Muito interessante a matéria, com as inúmeras opções de aplicações. Parabéns ao Catering.com.br.
Muito interessante! É sempre bom estarmos por dentro do que está acontecendo nesse universo que esta sempre se reinventando!