Quase 40% da população é intolerante à lactose
Artigo revisado pelo Comitê
Atualmente, cerca de 40% da população tem intolerância à lactose, podendo sofrer náuseas, excesso de gases, dor de estômago, diarreia e outros incômodos. Elaborar um cardápio sem considerar esse dado é, no mínimo, arriscado.
Dificuldades para processar e digerir alimentos como queijos, iogurtes, leites e outros derivados são mais comuns nos brasileiros do que se pode imaginar. Atualmente, cerca de 40% da população manifesta algum tipo de intolerância à lactose, podendo sofrer náuseas, excesso de gases, dor de estômago, diarreia e outros incômodos. Para as empresas que trabalham com organização de buffet e caterings em geral, realizar a elaboração de um cardápio sem considerar esse dado é, no mínimo, arriscado.
Isso porque os sintomas aparecem entre meia hora e uma hora depois da ingestão. Vale lembrar que os brasileiros estão tendo mais acesso ao diagnóstico de intolerância à lactose, uma vez que os médicos estão mais familiarizados e atentos ao problema. Contribuiu ainda o fato de o exame mais comum para esse tipo de diagnóstico ser teste sanguíneo, que pode ser feito inclusive pelo Sistema Único de Saúde (SUS).
A intolerância advém de uma incapacidade para digerir o açúcar do leite, a chamada lactose. Para processar esse tipo de alimento o organismo necessita da lactase, uma enzima capaz de dividir o açúcar do leite em glicose e galactose. De acordo com os especialistas, a incapacidade de um organismo para produzir a lactase pode ser genética. Porém, há a possibilidade de um problema intestinal temporário, que resulta na suspensão da produção da lactase, ou fde ser provocada por superexposição a determinado tipo de alimento.
Independentemente da origem, as pessoas afetadas devem optar pelo não consumo ou pela redução significativa da ingestão de leites e derivados. Nos casos dos menus para festas e eventos, as empresas de buffet podem recorrer a dois grupos de alimentos: os sem lactose e os com baixo teor de lactose. E, para facilitar esse processo, listamos algumas opções:
- sem lactose: leite, leite condensado e creme de leite de soja, doce de coco, leite de cereais, leite de coco, iogurte de soja, pão de forma integral (sem leite na composição), pão francês, tofu, cereais matinais, cacau em pó, mostarda, sorvete de fruta (sem leite), doces em calda, tahine, entre outros.
- baixo teor de lactose: leites fermentados, queijos maturados, massa folhada, margarina, chocolate meio-amargo e amargo, entre outros.
Antes de comprar, é preciso ter presente que parte dos produtos citados possuiu variação na composição, de acordo com cada fabricante. Esteja atento às informações do rótulo.