Gastronomia sustentável: uma nova tendência
Artigo revisado pelo Comitê
Utilizar alimentos de origem orgânica, reduzir o consumo de água na hora de preparar os pratos e evitar o desperdício. Esses são alguns dos hábitos da gastronomia sustentável, que lhe ajudarão a economizar e conquistar mais clientes para o seu buffet.
A gastronomia sustentável é uma novidade que chegou ao Brasil para ficar. Já são vários os empresários do setor de buffet e restaurante que mudaram sua rotina para entrar nesta “onda verde” e conquistar os clientes adeptos a esta prática. Para fazer parte deste grupo seleto é preciso, antes de mais nada, modificar alguns hábitos na rotina da sua empresa. O Catering.com.br foi buscar as principais dicas para você aplicar no seu dia a dia profissional.
- Guardar todo o óleo utilizado na cozinha em um recipiente para que, posteriormente, esse seja transformado em biodiesel.
- Utilizar alimentos de origem orgânica.
- Reduzir o consumo de água na hora de preparar os pratos.
- Adotar uma postura de consumo energético responsável.
- Utilizar fudamentalmente frutas e verduras da época.
E por que essas regras devem ser seguidas por quem deseja praticar uma gastronomia sustentável? No Brasil a quantidade de alimento desperdiçado é preocupante. O setor de bares, restaurantes e buffets normalmente gera muitos desperdícios, fato que é agravado se a empresa não participa de uma rede de reaproveitamento. Por isso, nesta nova tendência, os cozinheiros devem utilizar 100% dos produtos, reduzindo ao máximo o que vai para o lixo.
Fundamental para que a sua empresa seja sustentável é a aquisição e uso de aparelhos eficientes no consumo (energético, água, etc.). Evidentemente, se você necessita substituir os atuais, é indispensável um investimento inicial. A boa notícia é que o capital será amortizado pela economia nas contas de luz e água. Tão importante quanto os novos equipamentos é a mudança de hábitos, de todos aqueles que constituem a empresa.
Já pensou em reaproveitar a água da chuva? Em modificar o ambiente de trabalho e a cozinha para ter mais luz natural? Fazer a coleta seletiva? Pequenas atitudes como estas são benéficas para o planeta e para o seu bolso. As empresas que escolheram este caminho afirmam que gastam 50% menos em relação às “tradicionais”.
Fidelização
A cada dia, a gastronomia sustentável atrai mais adeptos. Os empresários do setor que já aderiram à "onda verde" garantem que o consumidor final aprova a atitude corporativa e responde com a fidelização. Tudo ainda está em fase embrionária, mas já é possível encontrar cursos que ensinam receitas, as formas mais adequadas de cozinhar os alimentos, receitas para evitar o desperdício e muito mais.
Aproveite o momento e renove seu buffet. Inclua um cardápio sustentável e saia na frente.
Bom dia, muito boa essa iniciativa.