7 dicas para montar a segurança do evento
Artigo revisado pelo Comitê
Ter uma equipe de segurança treinada é fundamental para que o seu evento aconteça com tranquilidade. Veja o que levar em conta na hora do planejamento e contratação dos profissionais.
É praticamente impossível evitar que imprevistos aconteçam. Por isso, é importante estar preparado para minimizar os impactos caso algo fora do roteiro aconteça, tanto para a garantir o sucesso do evento como para zelar pela segurança dos convidados.
Para planejar o sistema de segurança de um evento, é preciso levar em conta diversos fatores, como o local da celebração, número de convidados, estrutura do espaço de festas, tipo de evento e opções de entretenimento. Pode parecer complicado, mas com as nossas dicas, a organização da segurança do seu evento vai ficar fácil.
1) Escolha o local adequado para o evento
Realizar a festa em um espaço que esteja em uma área tranquila e com baixo índice de criminalidade, ajuda a diminuir os riscos de incidentes. Antes de alugar o espaço, é importante conhecer a região e se é de fácil acesso aos convidados. Assim, é possível saber se será necessário reforçar a segurança do lado de fora do espaço de eventos.
2) Confira a infraestrutura do espaço para festas
É fundamental que o local esteja em perfeitas condições para a realização do evento e que, inclusive, disponha de alvará para funcionamento. É indicado visitar o espaço antecipadamente para conferir toda a estrutura, como palco, banheiros, cozinha, escadas, mezanino, salas de apoio e pista de dança. Se toda a estrutura estiver em condições e se esse for o local escolhido, é hora de fazer um levantamento de quantos profissionais de segurança serão necessários para atender todo o espaço. Nenhuma área de acesso aos convidados deve ficar descoberta.
3) Considere o número de convidados
Outro ponto imprescindível para definir a quantidade de seguranças, é o número de convidados. O ideal é que a equipe de segurança corresponda a 2% do total de convidados, ou seja, em um evento para 100 pessoas, o indicado é contratar 2 seguranças. Também é recomendável que parte da equipe seja feminina. Há outros fatores que podem fazer com que a segurança seja reforçada, como o perfil dos convidados e o fornecimento de bebidas alcoólicas.
4) Faça um reconhecimento do espaço de eventos
Antes do evento, é importante que a equipe de segurança visite o local para conhecer a infraestrutura, como saídas de emergência e localização dos extintores de incêndio. Assim, os profissionais também poderão considerar quais pontos precisarão de maior atenção durante o evento.
5) Tenha em mente as opções de entretenimento
Algumas opções de entretenimento, como show de fogos de artifício e apresentação de malabares, podem causar incidentes se não forem bem executadas. Por isso, é importante ter profissionais para apoio caso haja algum imprevisto e comunicá-los de que haverá esse tipo de apresentação durante o evento.
6) Cheque se a equipe de segurança possui treinamento
Normalmente, as empresas especializadas dispõem de profissionais qualificados para o serviço de segurança. É fundamental se certificar que a equipe tem o treinamento necessário para realizar a atividade e sabe agir em situações extremas. Também é válido conferir se os profissionais dispõem de tecnologia para suporte, como comunicadores e câmeras de vigilância.
7) Passe orientações aos seguranças
Informe como você gostaria que os seus convidados fossem tratados durante o evento e se há algum ponto em particular que merece atenção especial. Lembre-se de que, de alguma maneira, a equipe de seguranças também representará o seu evento.
Agora que você já sabe a importância de ter uma equipe de segurança no seu evento e o que levar em conta na contratação, clique aqui e encontre empresas especializadas na sua cidade.
Fotos: Catering.com.br