Como organizar uma noite de fondue
Artigo revisado pelo Comitê
Uma noite de fondue é perfeita para uma confraternização na época mais fria do ano. Não sabe o que é preciso para servir esse prato e como organizar a recepção? Não perca este artigo.
Um dos pratos que mais combinam com noites frias de inverno, certamente, é o fondue. A opção é excelente para receber os amigos e agradar a todos os paladares, e não precisa ser um expert na cozinha para preparar o menu. Confira nossas dicas para que a sua noite de fondue seja um sucesso.
O fondue sempre teve fama de ser um prato complicado e trabalhoso, mas é mais simples do que se possa imaginar. A facilidade também está em que todos os molhos e acompanhamentos podem ser preparados previamente. Assim, não é preciso se incomodar com nada na hora do jantar, apenas desfrutar da comida e da companhia.
Tipos de fondue
O primeiro ponto a definir é que tipo de fondue será servido. Os mais clássicos são o fondue de queijo, de carne e de chocolate. Pode-se optar por servir o de queijo como entrada, o de carne como prato principal e o de chocolate como sobremesa, ou então, servir o de queijo e o de carne ao mesmo tempo e, depois, o de chocolate para fechar a noite.
1) Fondue de queijo
Os queijos mais usados para fazer fondue são o emmental e o gruyère, 250g de cada são suficientes para servir 4 pessoas, pensando que ainda haverá o fondue de carne e o de chocolate. A receita é fácil:
- Passe um dente de alho esmagado no fundo da panela de fondue, com o fogo ligado, e retire o alho em seguida.
- Acrescente 200ml de vinho branco seco e de deixe ferver. Rale 250g de queijo emmental e 250g de queijo gruyère e coloque aos poucos na panela, mexendo bem com o fogo baixo.
- Dilua 1 colher de chá de amido de milho em 1 cálice de licor de kirsch e coloque na panela com os queijos derretidos.
- Tempere com pimenta e noz-moscada.
Para acompanhar, a sugestão é pão baguete cortado em cubos, cogumelos paris, batata assada em cubos e picles, que é bastante consumido pelos suíços. Para beber, o indicado é vinho tinto ou branco.
2) Fondue de carne
Para o fondue de carne, o ideal é usar filé mignon cortado em cubos, 1kg serve 4 pessoas. A carne é frita na mesa, na hora do jantar e, para isso, será necessário preparar o azeite. Basta aquecer em uma panela 2 xícaras de azeite, 1 ramo de alecrim, 1 ramo de tomilho fresco, 1 folha de louro e 1 dente de alho. Antes que comecem a fritar, tire as ervas e o alho e passe o azeite quente para a panela de fondue.
Para acompanhar, as sugestões são maionese com curry, molho de queijo roquefort, molho de mostarda e chutney de manga. Para beber, o indicado é vinho tinto.
3) Fondue de chocolate
A receita é bem simples, basta derreter em banho maria 300g de chocolate negro com 400ml de creme de leite. Depois de derretida, passe a mistura para a panela de fondue.
Para acompanhar, sirva frutas variadas, como morango, banana, tangerina, kiwi e uva sem semente. Para beber, o indicado é vinho tinto ou um licor.
Utensílios para fondue
O ideal é ter uma panela (réchaud) para cada variedade de fondue. Além de evitar ter que lavar louça entre um prato e outro, o tipo de material do recipiente é importante para manter o molho quente. Para o fondue de queijo, aconselha-se usar o réchaud esmaltado ou de cerâmica. Para o fondue de carne, o réchaud de inox ou alumínio com chama embaixo. Para o fondue de chocolate, o réchaud de cerâmica com vela embaixo.
Além disso, são necessários garfinhos para espetar o pão, a carne e a fruta e colocar o alimento na panela. É indicado disponibilizar um garfinho para cada variedade de fondue, para que os molhos fiquem intactos. A etiqueta recomenda duas opções: ou comer o alimento direto com o garfinho, sem encostá-lo na boca, ou dispor pratos e talheres normais, para que o convidado passe o alimento do garfinho ao prato e o coma com o talher normal.
Os molhos e os acompanhamentos devem ser colocados em recipientes bonitos e distribuídos na mesa de maneira que estejam ao alcance de todos.
Decoração da mesa
Como o fondue requer muitos utensílios, o ideal é não colocar muitos objetos decorativos na mesa. Flores e velas podem deixar a mesa demasiadamente carregada e até atrapalhar na hora dos convidados se servirem.
Uma toalha elegante, guardanapos finos, talheres, pratos e taças sofisticadas, serão suficientes para a decoração da mesa. A dica também é investir em um réchaud bonito, já que será o centro das atenções na mesa.
Para criar uma atmosfera aconchegante, distribua pelo ambiente velas, almofadas e mantas. Cores escuras, como o vermelho, ajudam a deixar o espaço mais acolhedor.
Você também pode deixar a preparação do fondue nas mãos de profissionais. Clique aqui e encontre empresas de buffet na sua cidade.
Fotos: Catering.com