What’s Hot: tendências gastronômicas para 2012

Recente estudo da National Restaurant Associantion (NRA) aponta que os alimentos de origem local e a comida saudável para crianças são duas das mais importantes tendências gastronômicas para esse ano. 

2 ABR 2012 · Leitura: min.
What’s Hot: tendências gastronômicas para 2012

Como muitos chefs já esperavam e, inclusive, já vinham praticando em suas cozinhas, quando falamos de menus para restaurantes os alimentos de origem local e a comida saudável para as crianças são duas “hot trends” para esse ano. E, como os cardápios para buffets e catering são como um espelho do mundo dos restaurantes, é preciso estar atento a esses dois fundamentos se queremos oferecer um serviço moderno e atualizado.

Quem aponta tais tendências é a National Restaurant Associantion (NRA), que todos os anos traça um informe sobre ao que é hot na gastronomia. Para essa última edição, a associação realizou uma pesquisa com quase 1800 chefs profissionais, todos eles membros da American Culinary Federation. Eles receberam uma lista com 223 itens (entre alimentos, bebidas, temas e métodos de preparação) e tiveram que classifica-los em três níveis diferentes: tendência, novidade-velha e clássicos.

O mais destacado do estudo (What’s Hot in 2012) é a confirmação de macrotendências que vêm sendo observadas nos últimos anos, tais como sustentabilidade, cuidados com as alergias, alimentos sem glúten e atenção à nutrição das crianças. Veja o Top 20 do informe da National Restaurant Associantion:

1) Carnes e peixes de origem local

2) Produção de alimentos de origem local

3) Refeições saudáveis para as crianças

4) Grandes fontes locais (ex: restaurantes com horta própria)

5) Sustentabilidade

6) Nutrição para crianças

7) Produtos sem glúten / consciência sobre alergias alimentares

8) Vinhos e cervejas de produção local

9) Peixes e mariscos de pesca sustentável

10) Cereais nas refeições para as crianças

11) Peças de carne frescas (animal recém-abatido)

12) Produtos de fazenda certificados

13) Pontos de comida / “comida de rua”

14) Destilados e licores artesanais

15) Sorvetes artesanais

16) Saúde e nutrição

17) Peixes diferenciados (não tradicionais)

18) Frutas e verduras de acompanhamento em refeições para crianças

19) Mini-menu para crianças (ex: versão reduzida de um menu adulto)

20) Coquetéis culinários

Do informe, é possível inferir que sairão na frente as empresas de buffet e catering que priorizem a alimentação saudável, principalmente nos cardápios infantis, e que optem por um abastecimento local: frutas, verdura, carnes, peixes e até bebidas alcóolicas. Comprar ingredientes de produtores locais é uma forma de ressaltar os produtos da estação nos menus e, porque não, de estimular a economia local.

Essas e outras tendências gastronômicas podem ser comprovadas por aqueles que passarem por Chicago, no mês de maio. É quando está prevista a realização NRA Show, entre os dias 5 e 8, no McCormick Place.

Veja a íntegra do What’s Hot in 2012, aqui.

buffet e catering
Linkedin
Escrito por

Catering.com.br

Deixe seu comentário

últimos artigos sobre atualidades sobre buffet