2015: veja as principais tendências gastronômicas

Dê adeus aos conceitos da gastronomia molecular ou aos mini-hamburgueres no final de eventos. E prepara-se para uma mudança na maneira de pensar ingredientes e preparar pratos.

13 JAN 2015 · Leitura: min.
2015: veja as principais tendências gastronômicas

Ano novo, comidas novas. Dê adeus aos conceitos da gastronomia molecular, pratos decorados com flores ou aos mini-hamburgueres no final de eventos. E prepara-se para uma mudança na maneira de pensar ingredientes e preparar pratos.

A informação vem de uma pesquisa realizada pelo National Restaurant Association com chefs e membros da Federação Americana de Culinária para descobrir quais serão as tendências em 2015 no mundo gastronômico.

As novidades são promissoras, pois não se restringem a novas receitas, mas muda nossa visão de como consumir alimentos, trazendo uma postura mais sustentável. Confira quais são as promessas para 2015 e saiba como adaptá-las ao seu negócio.

Produtos locais são a aposta da vez

Em todo o mundo já se nota uma valorização de produtos locais. Mas, neste ano, eles vêm com tudo graças a iniciativas de chefs de diversos países e uma maior exigência e interesse do público em conhecer a procedência dos alimentos.

No Brasil, nomes como Alex Atala, dono do sexto melhor restaurante do mundo segundo a revista Restaurant, já vêm defendendo a popularização de ingredientes brasileiros. Em seu restaurante, por exemplo, Atala retirou ingredientes clássicos como o foie gras e trufas do cardápio e incluiu um novo menu que aposta em influências tupiniquins. Alguns exemplos são fettuccine de pupunha e farofa de canjiquinha frita, bolinho de castanha do Pará e batata doce com um béarnaise de chimarrão.

E não é preciso ser um chef renomado para aderir a esta tendência. Você pode surpreender seus clientes com ingredientes da sua região. Isso vai mostrar que sua empresa valoriza a produção local de alimentos, além de dar um toque personalizado e exclusivo ao seu cardápio.

trendtexto.jpg

Pratos e bebidas artesanais

Em 2015, os ingredientes processados e produtos industrializados estarão fora do radar. Até mesmo para seguir com a lógica de produtos locais, faz sentido que o preparo desses produtos seja mais "rústico" e valorize os regionalismos.

Alguns exemplos são drinks artesanais, sorvetes e queijos caseiros, além de embutidos e condimentos preparados artesanalmente. Uma dica é buscar influências da sua região para testar e adaptar pratos típicos do seu estado.

Sustentabilidade

Também seguindo a onda de um consumo mais consciente, uma das promessas para 2015 é sustentabilidade aplicada à gastronomia, com movimentos que defendem o aproveitamento total dos alimentos de maneira criativa e saudável. Alguns exemplos são aproveitar cascas ou partes usualmente descartadas de frutas e vegetais, ou ainda, a utilização de partes menos "famosas" de carnes, como os miúdos.

E esta é uma novidade que veio para ficar. O estudo feito pela National Restaurant Association apontou a sustentabilidade como a principal tendência que irá prevalecer nos próximos 10 anos.

Vá além

Outro movimento bem interessante anunciado pela consultora Baum & Whiteman é o chamado "restless palate", algo como "paladar inquieto", em português. Trata-se de uma busca incessante por ingredientes, sabores e combinações. Ou seja, não vale ficar acomodado com as velhas receitas de sempre.

A ideia é criar novos pratos ao reformular algo que já caiu em gosto comum. O estudo da Baum & Whiteman aponta algumas tendências:

  • além do bacon: a fixação por bacon ganha novos caminhos. Se antes a moda era colocar bacon em tudo, a tendência agora é explorar outras partes do porco que também são ricas em sabor e gordura como guanciale, pancetta, bochecha e até orelha frita.
  • além da cerveja: drinks feitos com cerveja são uma boa aposta para sair da mesmice. Uma dica é a michelada, coquetel mexicano que leva cerveja, suco de limão e um mix de temperos.
  • além do sushi: a alga marinha usada para envolver sushis será encontrada em outros lugares inusitados como caldos, saladas, molhos e até risotos.

Fotos (ordem de aparição): por Elingunnur (Creative Commons Attribution) e Tavallai (Flickr)

buffet e catering
Linkedin
Escrito por

Catering.com.br

Deixe seu comentário

últimos artigos sobre atualidades sobre buffet