Gastronomia 2.0 com o sabor de sempre

Na hora de escolher um bom buffet ou empresa de catering, há todo um grupo de clientes potenciais que andam à procura de delícias gastronômicas na Internet, basando-se em opinões.

12 MAR 2013 · Leitura: min.
O boca a boca vem ganhando dimensões surpreendentes por causa da Internet </p></p> Foto: Zest Cozinha Criativa

Na hora de escolher um bom buffet ou empresa de catering, da mesma maneira que acontece com os restaurantes, é normal que os interessados considerem as opiniões daqueles que já o provaram. Se forem pessoas conhecidas ou próximas, então, o peso da avaliação é ainda maior. O boca a boca continua triunfando e podemos arriscar-nos a dizer que é tão ou mais importante que as críticas dos expertos.

A diferença é que agora esse hábito tão antigo vem ganhando dimensões surpreendentes, nunca antes imaginadas. Tudo isso por causa das novas tecnologias. As redes sociais, os blogs, as páginas especializadas se converteram em um dos pontos chaves na hora de buscar referências, e isso se justifica porque cada vez é maior o número de usuários desse tipo de plataforma no Brasil.

E também porque cada dia que passa mais pessoas têm acesso à Internet, seja em casa, no trabalho ou através dos celulares. Há todo um grupo de clientes potenciais que andam à procura de delícias gastronômicas na Internet, investigando comentários e opiniões.

Onde está a sua empresa? Esse coletivo de “gastronautas”, como ficou conhecido no Reino Unido, está em constante busca por novidades (sem perder de vista os lugares e sabores conhecidos), investigando pratos, restaurantes e serviços de catering especiais, que na maioria das vezes só podemos chegar a conhecer por causa do boca a boca.

Uma vez escolhem uma empresa, provam-na e ficam satisfeitos, começa então o verdadeiro “trabalho”: disponibilizar toda essa informação na Internet, especialmente através das redes sociais. Muitos são prolixos, colocam fotos, fazem uma análise pontual, mas não são raros os casos em que utilizam apenas uma frase para descrever o nível de satisfação, os já conhecidos 140 caracteres do Twitter. Apesar de curta, essa frase pode ser suficiente para impulsionar os amigos rumo à decisão de provar também.

Daí a importância de saber, em primeiro lugar, o real significado de apresentar-se e ser conhecido na Internet. Você será mais visível para esse perfil de cliente quando eles conseguirem encontrar na rede informações sobre a empresa, serviços, especialidades, etc. Uma vez que você “exista” na Internet, passa a ser fundamental cuidar de cada detalhe da imagem, e não descuidar dos produtos e serviços oferecidos em nenhum momento e com nenhum cliente.

Porque um comentário pode ser igualmente impactante tanto para bem quanto para mal. O futuro da atuação da sua empresa pode estar justamente na mistura entre a forma clássica de servir buffet e organizar eventos, que sempre foi um sucesso, com o dinamismo da presença nas redes sociais, utilizando ferramentas como promoções, cupons, envio de boletins informativos a clientes, etc.

Comece aproveitando, ao máximo, as possibilidades de Catering.com.br. Se você tem uma empresa de buffet e ainda não faz parte do portal, cadastre-se gratuitamente aqui

buffet e catering
Linkedin
Escrito por

Catering.com.br

Deixe seu comentário

últimos artigos sobre atualidades sobre buffet