Em pé ou sentado: o que é melhor para a sua festa?

Da mesma forma que cada evento necessita ter cardápio, serviços complementares e ambiente adaptados à tipologia, como serão acomodados os convidados é ponto chave para o sucesso da festa.

11 FEV 2014 · Leitura: min.
Antes de decidir se os convidados estarão em pé ou sentados, é preciso considerar algumas variáveis
Já no ano de 1700 o filósofo francês Brillat-Savarin resumia de forma primorosa a responsabilidade e o prazer que estão detrás de cada celebração realizada, seja por um amateur ou por uma empresa especializada. Segundo ele: “o anfitrião deve se ocupar da felicidade de suas visitas durante todo o tempo que essas permaneçam sob seu teto”.

Não importa se o evento foi organizado para comemorar uma data especial ou para marcar encontros familiares. Tampouco se trata-se de uma festa de empresa ou um grande banquete de casamento. Isso porque, somente pelo fato de estar rodeado por comida saborosa e em boa companhia, somos submersos em condicionantes capazes de transformar esse momento num dos maiores prazeres da vida, um verdadeiro brinde à satisfacação, sociabilidade e convivência.

No entanto, cada ocasião tem suas particularidades, da mesma forma que cada evento necessita ter cardápio, serviços complementares e ambiente adaptados à tipologia prevista. Exatamente por isso, quando são organizadas festas sociais ou corporativas, por exemplo, casamentos, formaturas ou confraternizações de fim de ano, um dos primeiros pontos que devem ser definidos é a forma em que a comida será oferecida aos convidados, ou seja, decidir se no salão de festas os convidados estarão em pé ou sentados (incluindo serviço diretamente nas mesas).

Para tomar essa decisão é preciso analisar várias variáveis:

  • localização
  • horário do evento
  • qual será a estação do ano
  • preferências dos convidados e também do anfitrião
  • dimensões do espaço para festas
  • se há área externa
  • qual a capacidade do salão, entre outros.
Lugares à mesa

BelloniEventos.png 

Para festas muito formais, definitivamente essa é a melhor opção. Além disso, se a maioria dos convidados não é composta por jovens, optar por um serviço com convidados devidamente acomodados em suas mesas evita críticas durante a celebração, já que os presentes podem aproveitar o buffet de forma mais confortável.

A disposição dos convidados em mesas é tradicional e, para ser feita com sucesso, demanda um planejamento prévio. O anfitrião deve definir a disposição dos convidados em cada uma das mesas, trabalhando questões como afinidade ou parentesco. Um planejamento benfeito é o que vai garantir uma noite agradável a todos os presentes.

Mas nem tudo é perfeito num serviço com lugares à mesa definidos. Para evitar indiposições nos convidados (tanto físicas quanto em “espírito”, com uma queda no ânimo ao longo da festa), vale assegurar que esses não sejam obrigados a estar sentados durante todo o evento. Como? Uma excelente opção é montar um aperitivo prolongado, com mesas dispostas estrategicamente, seguido do almoço ou jantar. Será um ponto de encontro e conversa com os demais presentes.

Além disso, é preciso uma excelente coordenação por parte da equipe da cozinha para minimizar os tempos de espera entre um prato e outro. Normalmente, a duração média da festa não deve superar quatro horas, sendo uma para o aperitivo e as demais divididas entre serviço à mesa e sobremesas (que também podem estar dispostas em buffet, para garantir uma movimentação final).

Menos é mais

Optar pela simplicidade sempre funciona bem. Nem o número de pratos nem a quantidade de comida devem ser exagerados. Na hora de definir o cardápio, deve-se pensar sempre no tipo de convidados, assim como no espaço em que se celebra a festa.

Uma coisa que deve ser considerada, por exemplo, é a inclusão de opções da culinária internacional quando há muitos convidados de um determinado país. E também é importante preparar cardápios alternativos para crianças, vegetarianos ou celíacos.

Em pé = informal
BuffetBrunetto.png

Organizar um evento com convidados em pé é a fórmula mais adequada para festas informais ou que contam com convidados maioritariamente jovens. É uma opção que concede aos presentes mais liberdade de movimento, principalmente se há vários ambientes ou espaços exteriores. Desta forma, os convidados podem escolher onde desejam ficar e com quem, enquanto se serve buffet.

Esse tipo de serviço permite inovar e encontrar formas de apresentação bastante originais, recorrendo a mobiliário para compor o ambiente: puffs, sofás, tatames, mesas altas com bancos de bar, entre outros vários, que complementam mesas e cadeiras tradicionais.

Um grande diferencial é a colocação de ilhas temáticas de comida, que podem estar dedicadas a uma especialidade (queijos e frios, canapés, patês e pães, frutas, etc.) ou a vertentes da gastronomia internacional: comida mexicana, comida japonesa, comida árabe, crepes, entre outros. Cada vez é mais usual o catinho de comida regional ou exótica.

Cozinhando ao vivo para completar o espetáculo

Essa é uma opção que pode ser adotada por todos aqueles anfitriões que desejam transformar o seu evento num momento único. Contar com um cozinheiro preparando os pratos ao vivo, diante dos convidados, é um espetáculo à parte. Enche o ambiente de aromas, atrai a todos aqueles que são aficionados à gastronomia, revela métodos de preparação, enfim, dá um toque realmente especial.

Para isso, entretanto, é fundamental limar os detalhes com a equipe de serviço. O cozinheiro deve contar com uma equipe de garçons preparadas para retirar os pratos elaborados com eficiência, já que em eventos para muitos convidados serão preparados pratos coletivos, para serem dispostos nas mesas de buffet.

Preocupe-se também com a limpeza do recinto da cozinha ao vivo, garantindo um axiliar, que será responsável pela limpeza constante do posto de trabalho e pelo abastecimento dos ingredientes necessários.

Fotos (ordem de aparição): Piripao Catering, Buffet Brunetto e Belloni Eventos
buffet e catering
Linkedin
Escrito por

Catering.com.br

Deixe seu comentário
9 Comentários
  • Equipe Catering.com.br

    Olá Marta, para conseguir uma resposta mais rápida, melhor contatar as empresas especializadas nesse serviço através da seção "Empresas". Os resultados podem ser filtrados por localidade. Att. Equipe Catering.com.br

  • mARTA kRAUTZ

    Preciso de orçamento para um coquetel de lançamento de livro. Canapés, taças para espumante, água, sucos, algum refrigerante, garçom para 100 pessoas.

  • Equipe Catering.com.br

    Bom dia Adriana, para conseguir uma resposta mais rápida, melhor contatar as empresas especializadas nesse serviço através da seção "Empresas". Os resultados podem ser filtrados por localidade. Att. Equipe Catering.com.br

  • ADRIANA

    Olá, boa tarde. Necessito dos valores dos serviços acima. Muito obrigada.

  • Equipe Catering.com.br

    Olá Cida, para conseguir uma resposta mais rápida, melhor contatar as empresas especializadas através da seção "Empresas". Os resultados podem ser filtrados por localidade. Att. Equipe Catering.com.br

  • cida

    Qual o fone para fazer orçamento?

  • Equipe Catering.com.br

    Olá Alzira, para conseguir uma resposta mais rápida, melhor contatar as empresas especializadas através da seção "Empresas". Att. Equipe Catering.com.br

  • Alzira Magalhaes

    Gostaria de encomendar alguns canapés para um coquetel.

  • Andreia

    O catering.com.br como sempre esta de parabéns, com informações de maior importância para todos que tem ou trabalham com buffet, que precisam estarem atualizados com dicas, sugestões, para que cada vez mais todos que atuam na área da gastronomia possam oferecer o melhor aos seus clientes, com qualidade, e conhecimento total dos serviços que estão oferecendo. Nossos agradecimentos a toda equipe do Catering.com.br. Parabéns!

últimos artigos sobre atualidades sobre buffet