Buffet árabe: veja o que não pode faltar na sua festa
Artigo revisado pelo Comitê
A culinária árabe é composta por pratos ricos em especiarias, com aroma e sabor inigualáveis. Confira aqui o que você não pode deixar de servir para encantar seus convidados.
Quem quer fugir do convencional apostando na gastronomia internacional para o buffet da celebração, pode encontrar na culinária árabe uma excelente opção para surpreender seus convidados. Alguns pratos já são velhos conhecidos dos brasileiros, como as esfihas, mas essa cozinha conta com uma grande variedade de comidas com sabores únicos.
Para quem não conhece a fundo a gastronomia árabe, preparamos este artigo com opções de pratos que não podem ficar de fora do seu evento. Veja nossas dicas e acerte na escolha do cardápio.
Uma das grandes vantagens deste tipo de culinária é a versatilidade. É um estilo de cozinha que se encaixa perfeitamente em qualquer formato de confraternização, agradando os mais exigentes paladares. E mais: você poderá escolher facilmente opções para os convidados que são vegetarianos, já que se trata de uma cozinha que utiliza de maneira impecável verduras, ervas e hortaliças.
Os pratos podem ser servidos diretamente na mesa por garçons ou expostos em buffet, para que os convidados se sirvam das opções que mais gostarem.
Pratos tradicionais da culinária árabe
Como entrada, você pode oferecer as saborosas pastas árabes acompanhadas por pão sírio. As mais conhecidas são:
- hummus ou homus: pasta de grão de bico
- baba ghanoush ou babaganuch: patê a base de beringela assada
- muhammara ou mhammara: pasta de pimentão com nozes
- coalhada seca: creme a base de iogurte e leite
O quibe é um prato que não podem faltar, seja na versão frita, assada ou crua. Outro item tradicional da cozinha árabe são as esfirras abertas e fechadas, que certamente serão um sucesso até entre as crianças. Você poderá servir esfirra de carne, queijo e também de escarola, para atender todos os gostos.
Dentre as saladas, a mais conhecida é o tabule. É elaborado com trigo para quibe, pepino, tomate, alface, ervas (hortelã e salsinha) e temperado com sal, azeite de oliva e limão.
Como prato quente, não pode ficar de fora o charuto de folha de repolho ou de folha de uva. O recheio normalmente é feito com carne de carneiro moída e arroz, muito bem temperados.
Para fechar com chave de ouro
Os doces árabes são muito saborosos e vale a pena oferecer essas delícias aos seus convidados para fechar com classe a sua confraternização:
- burma: o doce tem o formato de um ninho. A massa é assada, feita com macarrão muito fino (kneefe) e o recheio pode variar entre amêndoas, nozes, damascos, pistaches e outros frutos.
- mamul ou mahmoul: doce assado feito com semolina recheado com tâmaras, nozes, etc.
- malabie: é um manjar que leva água de flor de laranjeira e almíscar, coberto com uma calda de damascos.
Ficou com água na boca? Encontre aqui empresas especializadas em culinária árabe e encante seus convidados com todas as delícias.
Fotos (ordem de aparição): por Buffet Arárbia, Jean-François Chénier, comidadibutecogyn e danicuki (Flickr)
Bom dia! Vcs poderiam enviar um orçamento para festa árabe, sem compromisso, com valores e cardápios para 30 pessoas? Obrigado
Gostaria de'saber buffe arabe simples quanto fica por pessoa p 30
Orçamento para 60 pessoas para dia 27 de abril para comemorar 80 anos. Te aguardo.
Orçamento para 60 pessoas para agosto
Amei. Quero aprender tudo.
Orçamento para 60 pessoas em 16/06
Olá Divania, para conseguir uma resposta mais rápida, melhor contatar as empresas especializadas neste serviço através da seção "Empresas". Os resultados podem ser filtrados por localidade. Att. Equipe Catering.com.br
É isso que quero no meu niver.
É o que procuro para o meu jantar no play do meu prédio (Tijuca-RJ) no dia 19.03.2016. Gostaria de orçamento para 150 convidados. Lucia