O catering do futuro é ecosolidário
Artigo revisado pelo Comitê
Mais que uma tendência, o catering solidário é um forte movimento que vem ganhando adeptos por todo o Brasil. A idéia é rever a forma atual de consumo e diminuir o seu impacto na natureza.
Ética, respeito à natureza e solidariedade são alguns dos pilares que fundamentam essa nova proposta. A idéia é ir além de ações pontuais e adaptar todo o processo, desde escolha dos insumos até o correto descarte, elaborando pratos que passam por um sistema ecológico e socialmente correto.
Grandes chefes de renomados restaurantes do país já reconheceram que a gastronomia é um setor que impacta diretamente no meio ambiente, seja com a produção de resíduos ou com a utilização de matérias-primas. Participando de diversos programas de conscientização, eles estão comprometidos com o conceito ecosolidário e já incorporaram diversas soluções que farão parte do dia a dia de seus restaurantes.
Como amenizar o impacto causado pelo consumo sem deixar de servir comida de qualidade? Confira abaixo algumas das medidas sugeridas para dar início a esse movimento que veio para ficar:
- comprar produtos frescos e de origem orgânica
- evitar a utilização de espécies vegetais e animais ameaçadas de extinção
- dar preferência a produtores locais, diminuindo a cadeia de distribuição e os poluentes gerados por transportes
- elaborar o cardápio de acordo com os alimentos da estação, seguindo o ritmo próprio da natureza
- aproveitar integralmente os alimentos, utilizando quando possível as cascas, sementes, raízes e talos
- descartar de forma correta os resíduos e separar aqueles que podem ser reaproveitados para outros fins, como, por exemplo, o óleo de cozinha
- utilizar utensílios laváveis e reutilizáveis, como vidro, cerâmica, metal, etc.
- ser socialmente responsável na contratação de trabalhadores, favorecendo aqueles que vivem em situação de risco ou que possuem poucos recursos
Não há como negar que a natureza é a grande fornecedora dos recursos utilizados no setor da gastronomia. Cabe às empresas o importante papel de preservar essa fonte que, sim, é esgotável. Fazendo parte desse movimento, além de colaborar para a conservação do meio ambiente, você irá se diferenciar no mercado como uma empresa ecosolidária.