Diferença entre cerimonial e assessoria de eventos

Organizar um evento não é tarefa fácil, há muitos passos a seguir e uma pessoa inexperiente pode perder o controle. Mas quem é o mais indicado para ajudar: assessor ou cerimonialista?

25 JUL 2016 · Leitura: min.
Diferença entre cerimonial e assessoria de eventos

Especialmente nos casos de eventos mais formais, que envolvem muitos convidados e diversas etapas, é fundamental dedicar a devida atenção ao planejamento, a fim de garantir que tudo saia como o previsto. Nesse sentido, há duas figuras importantes: o assessor de eventos e o cerimonialista.

Se você pensa que são mais ou menos a mesma coisa, está muito enganado. O trabalho de ambos se complementa, sendo primordial em celebrações de casamento, festas corporativas, etc. Veja a seguir a que se dedica cada um e entenda se, para a sua festa, precisa ser um serviço a se considerar.

Assessoria x cerimonial

Comecemos pela conceitualização. O assessor é aquela pessoa que é especialista em um tema e está preparado para ajudar, apoiar tecnicamente quem contrata seus serviços. Ou seja, o assessor de eventos conhece a fundo a rotina de organizar e viabilizar uma celebração, podendo listar tudo o que é indispensável, e a partir daí se adaptar ao que espera e deseja o cliente, respeitando o pressuposto disponível.

O cerimonialista é aquele que está preparado para fazer cumprir as formalidades de determinada cerimônia, por exemplo, no caso de um casamento, quem senta ao lado de quem na Igreja, quando entra a noiva, orientar sobre as normas de etiqueta, etc. Normalmente, seu trabalho se concentra no dia da festa, coordenando todos os envolvidos para fazer cumprir o protocolo.

shutterstock-126208814.jpg

Qual a melhor opção?

Sejamos francos, tudo vai depender do pressuposto disponível. Como visto anteriormente, são serviços conceitualmente diferentes e ambos podem ser essenciais. Se é preciso escolher, o mais importante é determinar o que é indispensável para você.

O assessor de eventos será aliado na hora de cuidar dos preparativos, tentando garantir estilo, mas sem ir além do seu orçamento. É uma pessoa com contatos e poderá indicar provedores que se encaixem na sua necessidade. Dentre suas funções está ainda zelar pela harmonia entre os serviços contratados, para que não haja exageros nem deficiências.

A assessoria de eventos controla todos os prazos de entrega, cobra possíveis atrasos, monitora o passo a passo do evento e não descansa até o último segundo, pois sua função é coordenar inclusive a equipe de limpeza e entrega do salão, os acertos finais com o buffet e os últimos detalhes do pack de fotografia e filmagem.

O cerimonialista tem um papel mais pontual, porém igualmente relevante. Conhece a fundo os ritos, as normas de protocolo e o que deve ser feito para que o estilo do evento seja respeitado, independente de ser uma celebração social, um evento religioso, político ou militar.

Quando não há a figura do assessor, pode inclusive ajudar na finalização dos detalhes e apoiar o cliente no pré-evento, mas vai depender do que for definido no momento da contratação.

______________________

Agora que você já sabe para que serve cada um, já pode definir o que é indispensável para você: cerimonial, assessoria de eventos ou ambos.

Fotos: por Catering.com.br

buffet e catering
Linkedin
Escrito por

Catering.com.br

Deixe seu comentário

últimos artigos sobre atualidades sobre buffet