Sete opções para triunfar na Ceia de Natal

O Natal já está quase aqui! Se você ainda não começou a planejar a sua ceia, não perca mais tempo. Veja neste artigo dicas para garantir o sucesso da celebração.

2 DEZ 2015 · Leitura: min.
Sete opções para triunfar na Ceia de Natal

Dezembro chegou e todos já estamos esperando, ansiosamente, pela Ceia de Natal. Comer, beber, trocar presentes… o momento perfeito para reencontrar amigos e celebrar com a família as alegrias de um ciclo que se fecha. Se, neste ano, é você quem assume a organização do encontro familiar, não poderá perder estas dicas.

Preparamos 7 opções para triunfar na ceia natalina, opções que ajudam a simplificar os preparativos da sua festa, dando personalidade à celebração e se ajustando facilmente a seus desejos e necessidades. Começamos agora!

1) Pães, queijos e patês

Uma opção tradicional e refinada é montar bandejas de canapés. É possível aproveitar as cores e texturas para conseguir delicadeza e bom gosto. Ingredientes que não podem faltar nesta época do ano são as nozes, as passas, os damascos, algum tipo de queijo azul e os camarões.

Como são variados, os canapés agradam a todos os presentes e você consegue acertar na escolha dos aperitivos. Mas há um grande inconveniente: para conseguir variedade, é preciso diferentes ingredientes, o que, em si tratando de preparado caseiro, pode supor excessos e até desperdício.

inquietosblog.jpg

Lembre-se de uma coisa muito importante: no Natal, mais importante que sofisticação ou fartura, é conseguir criar um ambiente de alegria, um convite a compartilhar bons momentos e lembranças. Neste sentido, não tenha medo de apostar por uma bela mesa de pães, queijos e patês.

Ela pode ser montada separadamente da mesa de jantar, inclusive em mais de um ponto, para criar ambientes. Se você não conhece ou não tem acesso a um bom padeiro, para garantir distintos pães, não se desespere. Com baguete, pão francês, pão de forma branco e integral é possível conseguir um bom resultado, apostando por apresentá-los natural e tostado.

Você também deve incluir torradinhas, palitos de pão, pão sírio e tartelettes. Todos são facilmente encontrados no supermercado. Prefira patês caseiros, são muito mais saborosos. Sabores que casam bem com a festividade são: berinjela assada, tomate seco, frango com nozes, atum com azeitona, queijo.

presuntovegetariano.jpg

Complete o cantinho dos aperitivos com queijos de diferentes sabores, pelo menos três opções (de intensidades diferentes): mozarela, prato e camembert ou mozarela, provolone e queijo de cabra. Azeitonas pretas e verdes ajudam a compor a mesa.

Se a festa for mais intimista e você quiser fugir do formato ceia, aumente na variedade de itens da mesa de pães, queijos e patês. Você poderá incluir ainda quiches, frios e opções como carpaccio ou rosbife, para que as tábuas sejam mais completas e contundentes.

2) Arroz com cara de festa

O arroz branco, obviamente, funciona bem em qualquer ocasião. Mas, num dia tão marcante, melhor dar a ele os adereços que merece, conseguindo um sabor todo especial.

Alho e ervas, verdurinhas e bacon, são opções tradicionais. Se não há restrições na família, você poderia aproveitar para fazer algo diferente: arroz ao champagne, com passas brancas, amêndoas laminadas, alho dourado e cebolinha picadinha.

revista-vip.jpg

Não podemos esquecer que, em famílias vegetarias, o tradicional peru ou chester não têm lugar. Uma opção é dar todo o protagonismo ao arroz, prevendo inclusive um risoto, servido em cestinhos de parmesão.

3) Farofa, sim senhor!

Independente do tipo de proteína que você escolher, a farofa será o acompanhamento perfeito. Pode levar abacaxi, banana, passas, damasco, frutos secos ou ser apenas de cebola na manteiga com ervas frescas.

Alguns dizem que o segredo está em prepará-la com antecedência, inclusive na véspera, já que, ao descansar, ganha ainda mais sabor. Se assim o fizer, antes de servir, use frigideira com um pouquinho de manteiga e azeite para esquentá-la.

cozinhaadois.jpg

4) Mime seus convidados

É muito fácil preparar um mimo personalizado para cada convidado, utilizando velas, caixinhas, botinhas de natal, bonequinhos ou outras opções de decoração. Utilize-os para marcar os lugares na mesa, por exemplo, colocando uma etiquetinha personalizada.

Se notará o cuidado com a preparação da festa e todos os presentes ficarão encantados. O melhor é que cada um poderá levar para casa uma pequena lembrancinha da celebração.

5) Sobremesas individuais

Você não precisa correr atrás de novas receitas se o que você gosta mesmo é de pudim de leite condensado, manjar, pavê ou rabanada. Qualquer sobremesa, clássica ou moderna, pode ser servida de forma individual. Aposte nesse pequeno truque pode dar um toque especial à ceia.

chefadrianaavelar.jpg

Nas forminhas de petit gateau, você poderá fazer pudins individuais ou manjares. Os pavês (de doce de leite, abacaxi, morango) podem ser montados em taças ou potinhos. As rabanadas podem ser servidas com um toque moderno quando ganham formas natalinas graças aos cortadores de biscoitos.

6) Bebidas refrescantes

Há aqueles que não abrem mão dos destilados. Porém, nesta época do ano, vale a pena investir nos espumantes e vinhos. Pense no que será servido durante a ceia e tente harmonizar os sabores. Sempre prove antes o que será servido, para que não haja qualquer surpresa no dia da festa.

Com o espumante, é possível criar várias opções de drink, combinando sucos, frutas e licores. E não se esqueça das águas aromatizadas para hidratar e de ao menos uma versão de drink sem álcool, para aqueles que não querem ou podem ingerir bebidas alcoólicas.

7) Deixe o espírito natalino entrar

Tudo fica mais gostoso quando a decoração ajuda a compor o ambiente da celebração. Além da tradicional árvore e do presépio, decore a casa com velas, guirlandas e estrelas. Use essências para deixar o ambiente ainda mais acolhedor e prefira cítricos e especiarias como canela, cravo e anis estrelado.

follow-the-colours-vela-candle-natal-xma

Não se esqueça de planejar todos os detalhes, quando fazer a compra, o que comprar, segundo o total de convidados e pensando também nas sobras para o almoço de Natal.

Fazer uma lista com tudo o que deve ser feito ajuda a diminuir o stress da organização e também a delegar tarefas com mais consciência, para que não haja qualquer imprevisto.

Gostou das dicas? Ficou com alguma dúvida? Compartilhe com a gente na seção de comentários.

Fotos (ordem de aparição): por Serenata Flowers, Inquietos Blog, Presunto Vegetariano, Revista Vip, Cozinha a Dois, Chef Adriana Avelar e Follow the Colours

buffet e catering
Linkedin
Escrito por

Catering.com.br

Deixe seu comentário

últimos artigos sobre ideias originais