Top 10: as tendências mais atuais para festa infantil
Artigo revisado pelo Comitê
Uma festa infantil deve ser divertida. A complexidade está justamente em agradar públicos tão distintos: crianças e adultos. Fique de olho nas dicas sobre o que servir e como montar a festa.
Seja qual for a idade da criança, a escolha do cardápio deve ser encarada como o ponto menos complicado da organização. Há sabores que não têm idade, agradam igualmente a crianças, adolescentes e adultos, além de funcionar perfeitamente para festas de diferentes perfis. Por isso começamos com os clássicos e suas releituras mais modernas, que vão garantir uma festa animada e memorável.
A onda da “festa bar” já invadiu eventos como casamentos e formaturas. É eficiente na hora de integrar adultos e crianças num mesmo cardápio e admite inúmeras personalizações: opções vegetarianas, sem glúten ou lactose, além de poder incluir os tradicionais salgadinhos, que são desejados por todos. Não pode faltar: batata frita, linguicinha, torresmo, mandioca frita, isca de filé, bolinho de bacalhau, ovo de codorna com trio de molhos, caldinhos, miniespetinho de queijo, entre outras.
A mesa do bolo tem um papel especial nas festas infantis. E se a última década foi dominada pelos bolos personalizados em pasta americana, hoje a tendência aponta em direção ao naked cake. Nesse tipo de bolo não há cobertura, as camadas ficam à mostra e a decoração é feita principalmente com frutas e açucar.
Essa é a nova forma de apresentar delícias que já fazem parte do imaginário de toda criança e adulto. O brigadeiro vai para o potinho e vira de colher: branco ou ao leite, com nozes ou pistaches. Pode ser também beijinho, mousses diversas, clássicos como doce de leite com ameixa e inclusive as internacionais panna cotta.
Pode ser complementário ao serviço de bebidas feito por garçons, ajudando a dar mais dinamismo à festa. Caipirinhas e caipiroskas de diferentes sabores casam perfeitamente com o buffet de comida de boteco. O toque especial fica para barris de chopp, que podem ser de marcas industriais ou de produtores artesanais, considerando que o Brasil está entre os países que mais produzem cerveja artesanal.
Saindo da escolha do cardápio, é preciso dedicar uma atenção especial a pontos específicos da decoração, som e iluminação, para não correr o risco de criar um ambiente nada acolhedor a seus convidados.
Se não há como criar dois ambientes, evite colocar uma trilha sonora com músicas infantis, que se repetirão ao longo de 3 ou 4 horas de evento. Deixe os clássicos das festas de criança para o momento do bolo.
Para que os adultos consigam desfrutar da festa, precisam estar livres da missão de entreter os filhotes. A cada dia, cresce o número de empresas especializadas em animação de festas, capazes de oferecer aluguel de brinquedos, mas também monitores preparados para desenvolver atividades lúdicas: gincanas, trabalhos manuais, teatro, etc.
Na onda dos selfies e das redes sociais, as cabines de foto são a tendência do momento. É uma ótima forma de integrar adultos e crianças em fotos super divertidas.
Personagens de desenhos e filmes animados sempre serão as temáticas mais recorrentes nas festas infantis. Entretanto, cresce a tendência mais “minimalista” de trabalhar com cores pastéis, abrindo mão dos painéis de balões e dando espaço para detalhes retrô.
Normalmente, o que funciona melhor no quesito lembrancinha é justamente aquilo que podemos comer ou usar. Bombons, cupcakes e guloseimas sempre estão em alta, mas vale contemplar opções que agradem os adultos presentes. Uma opção atual são as bolsas ecológicas personalizadas.
As fantasias e pintura corporal dão espaço a outras opções de personalização de festas. Entre as duas mais pedidas a gourmet, para elaboração de doces e decoração de cupcakes, e a de personalização de roupas, com caneta para tecido e pintura.