Festas juninas: grande oportunidade para faturar

As festas juninas estão chegando, junto com a oportunidade de incrementar as suas vendas. Sua empresa pode ter um mês cheio de eventos, que não se limitam a festas infantis em escolas.

13 MAI 2014 · Leitura: min.
Você pode ter um mês cheio de eventos, que não se limitam a festas infantis em escolas
As festas juninas estão chegando e, com elas, a grande oportunidade para que você possa incrementar as suas vendas. Comemoradas com algumas particularidades, as festividades acontecem de Norte a Sul do país. Sua empresa está preparada para atender a essa demanda?

Os festejos dessa época acontecem especialmente em comemoração ao dia de São João, em 24 de junho, mas se estendem por todo o mês para celebrar também o dia de Santo Antônio e São Pedro, nos dias 13 e 29, respectivamente. Com isso, vale ressaltar que você pode ter um mês cheio de eventos, que não se limitam apenas a festas infantis em escolas.

Cada vez mais as empresas estão solicitando esse tipo de festa para confraternizações de funcionários. Também são muito realizadas em condomínios residenciais, em clubes e como temática de aniversários comemorados nessa época.

Diferencie-se

Além do buffet padrão com comidas típicas, você pode se destacar no mercado oferecendo também serviços complementares. Os clientes esperam essa comodidade, ou seja, encontrar no mesmo fornecedor todos ou o maior número de serviços possíveis para a realização da festa. Assim, ele não precisa contratar e gerenciar diversas empresas, correndo o risco de esquecer algum detalhe.

Para as festas juninas a imaginação não precisa ter limite, adequando, é claro, os serviços ao perfil do cliente e ao local da comemoração.

1) Buffet: procure oferecer uma grande variedade de doces e salgados para agradar a todos os paladares, lembrando sempre daqueles que têm alguma restrição com alimentos. Você sempre pode inovar, mas o cardápio mais tradicional inclui pipoca, pamonha, milho verde, cocada, pé de moleque, pinhão, canjica, quentão, entre outros.

flickrGiselliCarvalho.jpg

2) Decoração: as bandeirinhas são os elementos que mais representam essas festas e podem ser colocadas em qualquer ambiente. A fogueira, também muito representativa, não pode ficar de fora mesmo em espaços fechados. Você pode confeccionar uma com papel celofane vermelho e amarelo e pedaços de madeira. Para ficar ainda mais real, instale um ventilador de baixo para cima, para recriar o movimento das chamas; e também uma lâmpada, se a festa for à noite.

3) Música: para ambientar a festa, disponha de um repertório com as músicas tradicionais, principalmente para a quadrilha. Essa é mais uma facilidade que você pode oferecer ao cliente, pois muitas vezes ele não dispõe de tempo para procurar a trilha sonora.

4) Brincadeiras: não importa a idade, todos gostam das brincadeiras de São João. Faça desse também o seu diferencial, oferecendo estruturas de barraquinhas e todos os elementos para a corrida do saco, pescaria, argolas, o jogo de derrubar latas e outros mais. E não se esqueça de uma equipe de animadores experientes, que darão um toque especial ao andamento da celebração.

Festa sustentável

Com o tema da sustentabilidade anda tão em alta, é bom estar preparado também para essa demanda. Alguns itens da festa junina podem ser facilmente adaptados sem perder a identidade.

  • Ofereça um cardápio com opções de pratos vegetarianos.
  • As bandeirinhas podem ser feitas de papel reciclado ou de revistas e jornais antigos.
  • Para a fogueira em ambientes internos, você pode substituir os pedaços de madeiras por rolos de papelão encapados com papel marrom, estilo cardstock.
  • Faça a decoração das barraquinhas com palha e bambu. Além de mais ecológico, os materiais dão um efeito rústico.
  • Os brindes das brincadeiras podem ser substituídos também por mudas de plantas e produtos feitos com materiais ecologicamente corretos.
São João pelo Brasil
flickrGovBA.jpg

Uma das mais expressivas manifestações culturais do país, as festas juninas são celebradas de maneiras distintas pelo Brasil. Porém, elementos como a fogueira, o foguetório, as brincadeiras e as comidas estão presentes em todas as regiões.

Caruaru, em Pernambuco, e Campina Grande, na Paraíba, são consideradas os principais centros das comemorações de São João. As festas acontecem especialmente em praças, totalmente ambientadas. Em Caruaru há inclusive uma cidade cenográfica, chamada Vila do Forró.

Na região Norte, as celebrações iniciam-se em junho e seguem até dezembro, tendo como grande evento a festa do boi-bumbá. Nas demais regiões do país, os festejos acontecem de maneira mais intensiva nas zonas rurais, com rodeios. Entretanto, vêm ganhando forte espaço nas cidades com um calendário repleto de eventos em junho e julho.

Comemoradas pelos quatro cantos do país, as festas juninas abrem as portas para a realização de muitos eventos. Não fique atrás e garanta que a sua empresa esteja preparada para oferecer, além de serviços de qualidade, muitos diferenciais aos seus clientes.

Foto (ordem de aparição): Dan Queiroz, Giselli Carvalho e GovBA (Flickr)
buffet e catering
Linkedin
Escrito por

Catering.com.br

Deixe seu comentário

últimos artigos sobre atualidades sobre buffet