Conhece os diferentes tipos de serviço de buffet?
Artigo revisado pelo Comitê
Um dos primeiros passos para garantir o sucesso da festa é escolher uma boa empresa de buffet, correto?
Um dos primeiros passos para garantir o sucesso da festa é escolher uma boa empresa de buffet, correto? Mas se você quiser que cada detalhe fique exatamente do jeito que você sonhou, precisa participar das decisões. O que será servido, como será servido... são temas nos quais você deve incidir.
Ter informação é o que vai lhe ajudar a escolher o melhor para o seu evento. Por isso, fique atenta a este artigo e aprenda mais sobre os diferentes tipos de serviço de buffet e saiba se são usados para ocasiões mais ou menos formais.
1) À francesa
Começamos pelo tipo de serviço mais refinado, aquele que deve ser usado em jantares de gala e em festas formais. Nele, cada convidado tem um lugar definido em uma das mesas do salão, que já estão montadas com tudo o que é necessário para o serviço do buffet: sousplats, pratos, talheres e taças.
Os garçons passam de mesa em mesa para servir os convidados, o que elimina o incômodo das filas. Os pratos já saem montados e decorados da cozinha. É elegante disponibilizar para cada convidado a versão impressa do menu que será servido, até mesmo para que ele possa indicar previamente à equipe de serviço se há algum prato que não quer ou pode comer (por intolerância ou alergia).
O mais habitual é um serviço com 5 pratos: uma entrada, um prato de peixe, um prato de carne e duas sobremesas. O menu, entretanto, pode ser personalizado segundo seus gostos e pressuposto disponível. Mas não se esqueça de ter uma alternativa para vegetarianos, celíacos e intolerantes à lactose.
O serviço à francesa é mais dispendioso que os demais, até mesmo porque requer uma equipe de serviço bastante maior, para coordenar a saída de todos os pratos da cozinha e o serviço aos convidados. Calcula-se um garçom para cada 5 convidados.
2) À inglesa
Esse tipo de serviço também é elegante e formal, sendo bastante parecido ao serviço à francesa. Sabe qual a principal diferença? Ao invés de trazer pratos já montados da cozinha, os garçons utilizam bandejas para servir os convidados, montando os pratos na hora.
Cada convidado já tem seu lugar marcado e as mesas estão montadas com sousplats, pratos, talheres e taças. O serviço à inglesa pode ser:
- direto - o garçom traz a bandeja na mão, servindo o convidado pela esquerda.
- indireto - o garçom utiliza um carrinho, chamado guéridon, para trazer as bandejas à mesa, apresentando as opções ao convidado e servindo-o pela esquerda.
A equipe necessária para esse tipo de serviço continua sendo grande, mas aqui o cálculo standard é de um garçom para cada 2 mesas.
3) À americana
Este pode ser considerado como o serviço mais prático, além de ser o tipo ao que o brasileiro está mais habituado. São montadas mesas largas com as diferentes opções do buffet, para que os próprios convidados se sirvam livremente.
Encaixa perfeitamente em reuniões mais informais, recepções familiares, aniversários e confraternizações. A grande vantagem deste tipo de serviço é oferecer aos convidados variedade. O cardápio montado tem bastante mais opções, permitindo, assim, agradar distintos paladares.
Outro ponto forte é a liberdade e a descontração do serviço, já que cada convidado se serve quando e quantas vezes quiser. Mas nem tudo são vantagens: com o serviço à americana costuma provocar filas longas e espera. O recomendável é ter uma mesa de buffet para cada 100 convidados e um garçom para cada 10.
Lembre-se de garantir que todos os convidados tenham lugar para sentar, seja em mesas e cadeiras dispostas pelo salão ou em ambientes mais lounge. É uma gafe que um convidado tenha que comer de pé, segurando o prato na mão.
4) Volante
Como o próprio nome sugere, o serviço volante é composto por garçons que vão circulando pela festa para servir os convidados. O tipo mais habitual é o coquetel, que compreende diferentes opções de canapés, salgadinhos fritos e assados, e alguns tira-gostos quentes.
A tendência atual e que dá um toque ainda mais refinado ao serviço volante é o finger food. Neste caso, são oferecidas aos presentes uma grande variedade de comidinhas em pequenas porções. Para o sucesso do buffet, além do sabor, é preciso caprichar na apresentação.
O serviço volante é mais informal e estimula uma maior interação entre os convidados. Contar com mesas e cadeiras para acomodar a todos os convidados é dispensável, permitindo economizar no pressuposto. Esta opção pode ser usada sozinha ou combinada com outro tipo de serviço.
Para aqueles que desejam escolher somente o serviço volante, pode ser interessante pensar na possibilidade de incluir uma ilha de pratos quentes, com opções de massa, por exemplo. Outra opção seria manter sempre renovada a ilha de queijos e frios durante toda a festa, para complementar o serviço dos salgadinhos, canapés e finger foods.
Fotos (ordem de aparição): por Gestão de Negócio Eventos, Easy Gourmet (Pinterest), Eleganciapontocia, Chef Rafael Lobo e Chinoá Gastronomia Criativa