Dicas de cerimonial e etiqueta para casamentos
Artigo revisado pelo Comitê
Pequenos detalhes podem fazer toda a diferença para que seu casamento saia como sonhado. Pensando nisso, nós separamos algumas dicas de cerimonial e etiqueta para você.
Dizer e ouvir o tão desejado "sim" é o momento mais esperado do casamento. No entanto, para garantir que tudo ocorra como o planejado, é importante lembrar das principais regrinhas de cerimonial e etiqueta, tanto para os noivos como para os convidados.
Às vezes, pequenos detalhes podem ser motivos de incômodos na última hora e também de decepções que ficarão na memória. Pode ser uma música errada para o momento, o atraso de algum padrinho, a troca de lugares durante a cerimônia ou algum erro de informação, por exemplo. Pequenos protocolos que podem fazer grande diferença no desfecho final da celebração.
1) Defina o estilo do casamento e avise convidados
A cada dia que passa há mais casos de noivos que resolvem ousar e fazer um casamento temático, baseado em uma época ou mesmo em um filme. Entretanto, ainda que esse não seja seu caso, é fundamental que os convidados sejam avisados sobre o estilo da festa. Se a cerimônia será menos formal ou se conservará alguns elementos clássicos, por exemplo.
2) Peça confirmação (RSVP)
É importante que você tenha o controle de quantas pessoas vêm ao casamento. Isso lhe possibilitará fazer o planejamento e disposição de lugares, saber a quantidade de buffet, bebida e sobremesa e também de possíveis lembrancinhas.
3) Cuidado com a disposição dos lugares
Todo casamento conta com os convidados especiais, como família e padrinhos dos noivos, por exemplo. Sendo assim, certifique-se de que seus lugares estejam devidamente sinalizados e na quantidade certa para não ter uma surpresa inesperada de última.
4) Músicas: estiulo e momento certo
Cada tipo de cerimônia pode contar com um número diferente de músicas conforme a escolha dos noivos. Normalmente, há músicas distintas para a entrada dos padrinhos, do noivo, da noiva, das alianças, dos cumprimentos e da saída do casal. Garantir a canção correta para cada situação é uma maneira de evitar possíveis constrangimentos.
5) Quem será responsável pelas alianças?
Possivelmente você já viu alguma cena engraça num filme sobre o desencontro na hora de saber quem é o responsável pelas alianças. Na ficção isso pode provocar risos, mas, possivelmente na vida real pode ser um transtorno.
Desse modo, é importante garantir que tudo ocorra conforme o esperado. E quem as levará? Uma daminha de honra? Se a reposta for sim, lembre-se de que algumas crianças podem sentir-se envergonhadas no momento. Por isso, é preciso pensar em alternativas caso algo saia do script.
6) Pense na ordem das falas
Alguém fará uma fala antes do "sim"? Quem será? Em que momento da cerimônia fará? É importante que a pessoa escolhida (ou as pessoas) saiba corretamente quando realizar a intervenção e também saiba respeitar o tempo definido.
7) Ensaiar é fundamental
Para que todos os pontos destacados anteriormente funcionem perfeitamente, um ensaio anterior é indicado. É importante que todos os envolvidos se vejam no ambiente, que saibam quando e como desempenhar sua parte. Isso é fundamental em cada detalhe, desde a entrada dos padrinhos e dos noivos, da troca de alianças e saída do casal, por exemplo.
É bastante comum que noivos optem por contratar empresas especializadas em organização de casamentos. Entretanto, para que tudo saia como o desejado, é fundamental você conhecer os detalhes do cerimonial. Se precisar de assessoria especializada, busque profissionais da área de cerimonial e etiqueta.
Fotos (ordem de aparição): por Catering.com.br e Eugenio WILMAN (Flickr)